2 Horas ou Mais Afastado da MME no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - +2 Horas Afastado da MME

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Sinal de tendência forte

Quando o mercado fica de um lado da MME sem a tocar por duas horas ou mais, a tendência é forte, mas também pode ser sinal de um mercado estendido que reverterá brevemente.

Primeiro trade

O primeiro trade é um scalp de alta probabilidade no teste do extremo da tendência, mas aguarde por um sinal de price action no caso do mercado ultrapassar a MME. Não existe nada de especial nas duas horas. É simplesmente uma orientação para lembrar da força da tendência.

Uma tendência pode ser forte e tocar a MME de 30 em 30 minutos, ou pode ficar longe da MME por duas horas para simplesmente reverter na tendência oposta. Adicionalmente, as duas horas podem ser a qualquer hora do dia, não necessariamente nas primeiras duas horas.

Aproveitar todas as retraçóes na MME

Assim que esteja consciente da orientação das duas horas, procure reverter todos os toques na MME, mas aguarde primeiro por uma configuração, e entre num stop. A seguir a um ou dois testes, existirá um novo que irá para além da MME e formará uma barra lacuna na MME. Procure entrar na reversão da primeira barra lacuna se houver uma segunda entrada. Como está a negociar a favor da tendência, deverá fazer swing de parte da sua posição, porque o mercado pode percorrer mais do que pensava possível.

Os testes da MME são particularmente fiáveis em ações e geralmente providenciam boas entradas durante todo o dia.

Os testes vão ficando mais profundos

Cada teste da MME tende a ter mais penetrações da MME do que o teste anterior, e a certo ponto irá provavelmente romper uma linha de tendência. Assim que isto ocorrer, a correção irá ter pelo menos uma segunda perna.

Numa tendência de lateralidade urso, geralmente irá haver uma rali no final dia, já que as lateralidades assinalam negociação dos dois lados, e será pouco provável que o dia encerre no seu extremo.

Atenção aos climaces

Uma tendência touro de cerca de 20 barras num rali com apenas uma retração não é usual pelo que não é sustentável e consequentemente é uma forma de clímax. A seguir a um impulso climático, os traders não devem entrar a favor da tendência numa retração da MME exceto se a retração for longa (pelo menos uma hora ou mais) e a configuração for forte. É melhor procurar outras ações depois de um clímax dissolver-se numa lateralidade estreita, porque o rácio risco recompensa é pobre.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.