2 Horas ou Mais Afastado da MME no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - +2 Horas Afastado da MME

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Quando o mercado fica de um lado da MME sem a tocar por duas horas ou mais, a tendência é forte, mas também pode ser sinal de um mercado estendido que reverterá brevemente.

O primeiro toque é um scalp de alta probabilidade no teste do extremo da tendência, mas aguarde por uma entrada price action no caso do mercado ultrapassar a MME. Não existe nada de especial nas duas horas. É simplesmente uma orientação útil para lembrar que a tendência é forte.

Uma tendência pode ser forte e tocar a MME a cada 30 minutos, e a tendência pode ficar longe da MME por duas horas para simplesmente reverter na tendência oposta. Adicionalmente, as duas horas podem ser a qualquer hora do dia, não necessariamente as primeiras duas horas.

Assim que esteja consciente da presença da orientação das duas horas, procure reverter todos os toques da MME, mas aguarde primeiro por uma configuração, e entre num stop. A seguir a um ou dois testes, existirá um teste que irá para além da MME e formará uma barra lacuna MME. Procure entrar na reversão da primeira barra lacuna se houver uma segunda entrada. Como está a negociar a favor da tendência, deverá fazer swing de parte da sua posição, porque o mercado pode percorrer mais do que pensava possível.

Os testes da MME são particularmente fiáveis em ações e geralmente providenciam boas entradas durante todo o dia.

Cada teste da MME tende a ter mais penetrações da MME do que o teste anterior, e a certo ponto irá provavelmente romper uma linha de tendência. Assim que isto ocorrer, a correção irá ter pelo menos uma segunda perna.

Numa tendência lateral de urso, geralmente irá haver uma rali no final dia, já que lateralidades assinalam negociação dos dois lados, e será pouco provável que o dia encerre no seu extremo.

Uma tendência touro de cerca de 20 barras num rali com apenas uma retração não é usual pelo que não é sustentável e consequentemente é uma forma de clímax. A seguir a um impulso climático, os traders não devem entrar a favor da tendência numa retração da MME exceto se a retração for longa (pelo menos uma hora ou mais) e a configuração for forte. É melhor procurar outras ações depois de um clímax dissolver-se numa lateralidade estreita, porque o rácio risco recompensa é pobre.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.