Saber quando ocorre uma reversão é uma das técnicas mais importantes de um trader. Seja para 1) iniciar uma nova posição se estivermos no início de uma nova tendência ou 2) fechar uma posição se houver um sinal de reversão.
No livro Trader Vic – Methods of a Wall Street Master, Victor Sperandeo apresenta dois métodos para identificar uma reversão, sendo que neste artigo irei mostrar estes dois métodos e acrescentar mais um adaptado.
1.ª Método: 3 Passos
Confirmação da reversão da tendência de subida de acordo com o método dos 3 passos:
Passo 1: A linha de tendência de subida é rompida.
Passo 2: O preço tenta recuperar na direção da tendência de subida e falha.
Passo 3: O preço rompe abaixo do preço inferior em 1, e a reversão é confirmada.
Na confirmação da reversão da tendência de descida aplica-se o inverso.
2.º Método: Falso Rompimento
Numa de tendência de subida, se um novo preço superior é atingido e falha em continuar a subir, descendo do preço superior anterior, então a tendência tem fortes possibilidades de reverter.
Numa tendência de descida aplica-se o inverso.
3.º Método: Falso Duplo Topo ou Fundo
Este método é adaptado do anterior, em que no caso de uma tendência de subida, o novo preço superior não chega a a atingir o preço superior anterior, tendo também fortes possibilidades de reverter.
Chamo de falso duplo topo porque os dois preços superiores não coincidem, o que acontece com um duplo topo perfeito. Aliás, nos mercados financeiros não existe nada perfeito.
Numa tendência de descida aplica-se o inverso.
Conclusão
A expressão conhecida do trading “a tendência é sua amiga” tem realmente a sua razão de existir, porque um trader nunca deve investir sem conhecer a tendência em que está e os sinais que indicam uma possível reversão. Neste artigo foram discutidos três métodos que podem ajudar a decifrar e definir a conclusão e o início de uma nova tendência.