A Construção de uma Estratégia de Trading: A Influência do Longo Prazo no Day Trading

Categories: Estratégia

Quando iniciei o trading na bolsa de valores, usei o swing trading mantendo uma posição 2 ou mais dias. Depois passei para o day trading abrindo e fechando posições no mesmo dia.

O day trading é um mercado mais rápido tendo como grande vantagem uma aprendizagem também mais mais rápida. Se é lucrativa e consistente a longo prazo, ainda não tenho dados que sustentem esta tese.

Negoceio sempre a mesma ação, a INTC do Nasdaq, e recentemente adicionei a teoria das ondas de Elliot na minha análise, no sentido de entender melhor o contexto do mercado.

O estabelecimento do contexto, de acordo com a norma ISO 9001 é a primeira etapa no processo de gestão do risco, para lidar com a incerteza dos mercados.

As ondas de Elliot só conseguem ver uma parte do contexto. A outra parte advém da integração do day trading com o swing trading. Os days traders dão a liquidez diária a um título. Os swing traders e investidores de longo prazo, entram em certos momentos do ciclo de um título para causarem um significante avanço ou declínio.

O day trader vive nos gráficos de curto prazo, como o gráfico de cinco ou quinze minutos. Cabe ao day trader identificar em gráficos com maior horizonte temporal, geralmente o gráfico diário quando os swing traders e os investidores de longo prazo.

No gráfico seguinte é apresentado o gráfico diário da INTC onde nas linhas brancas se observa um avanço do preço. Este é geralmente o ponto em que os swing traders estão atentos para iniciar a sua posição. O day trader não deve descurar esta situação iniciando um posição contra este volume de negócios.

 

«
»