Lance Beggs apresenta no seu blog a ideia da importância de acompanhar os resultados de trade em “grupos de operações”, usando as métricas nestes grupos para o nosso crescimento e desenvolvimento.
A ideia é a seguinte:
1. Operar e Medir
- Operar uma serie completa de 20 trades
- Medir os resultados numa folha de cálculo
2. Rever
- Examinar a Taxa de Sucesso (Win Rate) e o Fator de Lucro (Profit Factor) para a série completa
- Examinar em detalhe uma área de desempenho insuficiente
3. Melhorar
- Encontrar uma potencial fonte de melhoramento
- Implementar a mudança
- Repetir novamente o processo
O número de 20 trades é o mínimo para a serie, o suficiente para providenciar um feedback regular e para ter alguma significância estatística.
O resultado deste processo pode providenciar a mudança esperada, mas também pode não ser suficiente, como as condições de mercado mudarem.
O processo é raramente linear!
Deve-se pensar neste processo com uma melhoria contínua, com avanços e recuos, esperando que os avanços sejam maiores que os recuos. Caso isto não suceda, será importante repensar a estratégia.
Uma dica que acrescento ao artigo de Beggs, é refinar a serie de trades por tipo de padrão de operação, como por exemplo dividir as series por configurações de momento e reversão, e assim por adiante.
O mais importante acima de tudo é sair periodicamente do dia a dia das operações para nos ligarmos ao processo de longo prazo, e ver como a nossa estratégia está a resultar na prática.