A Influência da Psicologia no Trading

Atualizado a

O dia de ontem foi muito forte psicologicamente. Depois de sete dias de ganhos consecutivos, tive um dia de perdas que não foi maior porque consegui gerir bem a saída e otimizar o prejuízo.

O perigo do excesso de autoconfiança

Este é o perigo da autoconfiança com os ganhos consecutivos, em que se foge às regras esperando manter-se a mesma ou uma melhor rentabilidade. Os mercados não perdoam complacências destas, tem de existir sempre a atenção e a vantagem competitiva para se estar sempre à frente. E mesmo assim não existem garantias.

É importante tentar manter a calma tanto perante o sucesso como o fracasso. Não é uma questão de evitar os sentimentos, até porque isto é impossível, mas sim observar as nossas reações emocionais como a ganância ou o medo, e não nos deixarmos influenciar por elas, como algo em segundo plano, e que não ocupa o nosso centro de decisões.

A meditação no trading

Não é à toa que a meditação é muito falada na comunidade de traders como uma forma de lidar com as emoções da negociação de títulos nos mercados financeiros.

Quanto á entrada e saída de uma posição preciso de melhorar a primeira. A saída está a ser bem lida no price action através dos níveis de suporte e resistência com o apoio das retrações de Fibonacci. A entrada no opening range também está relativamente bem, mas as entradas após o opening range estão a ser executadas muito cedo.

Erros cometidos

Um dos erros que estou a cometer nestas entradas é nos dias voláteis entrar praticamente a seguir a um break out, não deixando o preço avançar.

Outro dos erros é nos dias em que os mercados estão com sentimento claramente touro ou urso negociar contra a tendência primária. Pode-se entrar no sentido da tendência primária com um padrão de reversão ou padrão de momento. Uma vez que a minha estratégia é com padrões de reversão, utilizarei apenas esta. A oportunidade de reversão nos dias mais voláteis touro ou urso acontece geralmente no opening range.

Preparar uma checklist

O próximo passo é preparar uma checklist para as entradas na posição, que deverá incluir obrigatoriamente mercados voláteis, rompimentos, falsos rompimentos, níveis de suporte e resistências, linhas de entrada, magnetos.

Ondas de Elliot

Acho o conceito das ondas de elliot um pouco esotéricas, sendo que podem haver várias leituras, especialmente nas correções. No entanto pode ter a vantagem de me ajudar a pensar que existem ondas fortes de impulso, e a estudar as ondas do price action. Tinha desistido deste tipo de análise mas irei retomar a mesma.