Análise técnica versus análise fundamental

Última Atualização a 01/06/2020

Existem vários tipos de análise para a negociação de títulos na bolsa de valores. Dois dos mais conhecidos são a análise fundamental e a análise técnica.

Análise Fundamental

A análise fundamental pretende analisar a informação do preço sobre as forças económicas avaliando o “valor justo” de um título em condições de mercado prevalentes. As diferenças entre o “valor justo” avaliado e o valor de mercado são o que fazem mover os preços, esperando-se com os mesmos subam se o “valor justo” é maior que o do mercado e vice-versa.

Análise Técnica

A análise técnica é um método que usa os dados de mercado, principalmente os preços históricos e o volume para estimar o preço futuro de um título. Os investidores que usam este tipo de análise são conhecidos com traders, e usam várias ferramentas para identificar tendências e suas alterações, prevendo os preços futuros desta forma.

De acordo com alguns autores a análise técnica é ainda subdividida em trading discricionário e trading quantitativo.

Análise Discricionária

Análise discricionária tem um conjunto de regras que segue, e que são modificadas baseadas na sua experiência e o que tendem a funcionar melhor. Estes traders estudam os gráficos e os sinais e depois tomam uma decisão quanto a vender, comprar ou manter um título.

Análise Quantitativa

Um trader quantitativo usa algoritmos para tomar decisões ou prever a maior probabilidade de ter um lucro nos seus negócios. Os algoritmos são modificados baseados nas condições de mercado, tipo de títulos, etc.

A análise que o Investidor Minimalista usa

O investidor minimalista usa a análise técnica discricionária recorrendo exclusivamente ao preço, conhecida como price action, com o apoio das médias móveis. O indicador volume é apenas usado para apoio na seleção dos títulos a investir, só se escolhendo ações com grande volume obervando a Teoria de Dow.

Bibliografia:

Introduction to trading analysis
Algorithmic trading vs discretionary trading

 

 

Já Tem Uma Estratégia de Trading?

Insira o seu email para receber a nossa estratégia simples de day trading.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.