Existem vários tipos de análise para a negociação de títulos na bolsa de valores. Dois dos mais conhecidos são a análise fundamental e a análise técnica.
Análise Fundamental
A análise fundamental pretende analisar a informação do preço sobre as forças económicas avaliando o “valor justo” de um título em condições de mercado prevalentes. As diferenças entre o “valor justo” avaliado e o valor de mercado são o que fazem mover os preços, esperando-se com os mesmos subam se o “valor justo” é maior que o do mercado e vice-versa.
Análise Técnica
A análise técnica é um método que usa os dados de mercado, principalmente os preços históricos e o volume para estimar o preço futuro de um título. Os investidores que usam este tipo de análise são conhecidos com traders, e usam várias ferramentas para identificar tendências e suas alterações, prevendo os preços futuros desta forma.
De acordo com alguns autores a análise técnica é ainda subdividida em trading discricionário e trading quantitativo.
Análise Discricionária
Análise discricionária tem um conjunto de regras que segue, e que são modificadas baseadas na sua experiência e o que tendem a funcionar melhor. Estes traders estudam os gráficos e os sinais e depois tomam uma decisão quanto a vender, comprar ou manter um título.
Análise Quantitativa
Um trader quantitativo usa algoritmos para tomar decisões ou prever a maior probabilidade de ter um lucro nos seus negócios. Os algoritmos são modificados baseados nas condições de mercado, tipo de títulos, etc.
A análise que o Investidor Minimalista usa
O investidor minimalista usa a análise técnica discricionária recorrendo exclusivamente ao preço, conhecida como price action, com o apoio das médias móveis. O indicador volume é apenas usado para apoio na seleção dos títulos a investir, só se escolhendo ações com grande volume obervando a Teoria de Dow.
Bibliografia:
Introduction to trading analysis
Algorithmic trading vs discretionary trading