Arame Farpado no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Arame Farpado

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Definição de arame farpado

Existe um tipo de lateralidade estreita chamada de Arame Farpado, onde três ou mais barras se sobrepõem largamente e uma ou mais destas barras tem um corpo pequeno (doji). Geralmente ocorre a meio do dia e a meio da variação diária.

Cuidado com este padrão

Fuja do Arame Farpado, ou irá perder dinheiro. O corpo pequeno indica que o mercado se afastou da abertura, mas os traders com uma opinião contrária andaram para trás no fecho da barra. Adicionalmente, barras de lateralidade onde uma barra se sobrepõe com grande parte da barra anterior significa que ninguém detém o controlo da barra. Como em todas as lateralidades, as probabilidades favorecem um rompimento a favor da tendência, mas o Arame Farpado é notório pelos falsos rompimentos.

Como operar

Uma boa forma de operar o Arame Farpado é aguardar por uma barra de tendência romper o padrão. A barra de tendência é o primeiro sinal de convicção, mas uma vez que o mercado tem estado dos dois lados, as probabilidades indicam que irá falhar, pelo que esteja pronto para a sua reversão.

Por exemplo, se existem uma barra de tendência touro que rompa acima do Arame Farpado mais do que uns pontos, assim que esta barra feche, coloque uma ordem curta um ponto abaixo da mínima da barra de rompimento. Algumas vezes, esta entrada curta falha, pelo que quando curto e a barra de entrada encerra, coloque uma ordem longa de reversão um ponto acima da máxima da barra de entrada, o que se tornará uma entrada de retração de rompimento. É pouco usual a segunda entrada falhar.

Reverter barras pequenas no topo ou fundo do arame farpado

Poderá também reverter barras pequenas perto do topo ou fundo do Arame Farpado. Por exemplo, se existir uma pequena barra perto da máxima, procure um scalp com uma ordem de entrada para vender um ponto abaixo da mínima da barra num stop. Finalmente, pode procurar pequenas barras de 3 minutos para reverter. Deverá raramente, se alguma vez, reverter barras de 1 minuto porque as barras de 3 e 5 minutos proporcionam melhores taxas de sucesso.

Em qualquer altura que não tenha certezas, o melhor curso é sempre aguardar, o que é difícil de fazer quando se sente que o tempo de uma entrada está a terminar. Contudo, isto é o que um trader astuto faz porque simplesmente não faz sentido negociar configurações de baixa probabilidade.

Lateralidade na MME

Quando existir uma lateralidade a formar-se perto da MME, nunca procure comprar se as barras estão sobretudo abaixo da MME, e vender se as barras estão sobretudo acima da MME. Este movimento possivelmente será alguma forma de entrada M2V ou M2C (2.ª retração na MME e Mínima 2 ou 2.ª retração na MME e Máxima 2 respetivamente) na direção da MME.

Um rompimento fiável deve-se estender cerca de três ou quatro pontos acima da lateralidade. A regra é reverter um primeiro rompimento claro com barra de tendência. Quando o mercado não tem claridade, é quase sempre melhor aguardar por uma segunda entrada.

Arame farpado na MME

Quando o Arame Farpado se forma a meio da variação diária, quase sempre junto à MME, é melhor entrar num rompimento falhado. Tem de pensar na possibilidade de um rompimento de subida falhado para conseguir colocar uma ordem de venda.

Não só deve procurar por uma forma de entrar, como deverá sempre pensar o que acontecerá se o movimento inicial falhar e rapidamente reverter. De outra forma, irá perder grandes trades, e as armadilhas estão entre os melhores.

Arame farpado nos extremos do dia

O Arame Farpado também se pode formar na máxima ou mínima do dia, depois de um rompimento. Estas são geralmente configurações a favor da tendência, pelo que aguarde por uma entrada a favor da tendência, como uma máxima 2 num touro, uma mínima 2 num urso, ou um rompimento falhado, ou uma falha da falha que é um rompimento com retração, e uma configuração forte. Se a segunda entrada falhar, é melhor aguardar por mais claridade antes de entrar novamente.

Quando o Arame Farpado ou uma Lateralidade Estreita longa se forma num extremo do dia depois de um rompimento, geralmente torna-se num padrão de continuidade. Uma Lateralidade Estreita difere do Arame Farpado, no sentido de que este último dura apenas e habitualmente entre 5 e 10 barras e contem barras relativamente grandes e sombras.

Uma Retração Duplo Fundo é uma configuração de compra consistindo num padrão de Duplo Fundo seguido de uma retração profunda que forma uma Mínima Alta. Vice-versa no caso de uma Retração Duplo Topo.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.