De acordo com Alwin Ng no livro The Secrets of Trading The First Pullback, atingir a mestria no trading requer aplicarem-se os mesmos conhecimentos uma vez e outra. É através da repetição que se ganha a competência para o chegar ao sucesso nos mercados financeiros.
Este modelo de repetição, conhecido originalmente da teoria dos quatro estágios da aprendizagem desenvolvido por Martin M. Broadwell, foi adaptado ao trading para apresentar o ciclo de desenvolvimento das competências no sucesso na bolsa.
Etapa 1: Incompetência Inconsciente
Lembra-se a primeira vez que abriu um gráfico de preços, e observar uma série de linhas e cores que não faziam qualquer sentido para si.
Começamos como amadores e aventuramo-nos no trading esperando ganhar riqueza. Pesquisamos múltiplos recursos na espectativa de aprender a negociar na bolsa.
Nesta primeira etapa, não tem qualquer ideia de quais os meios que lhe podem ser úteis. Não sabe o que não sabe.
Etapa 2: Incompetência Consciente
Assim que começa a reunir alguns conhecimentos, começa a aprender sobre análise técnica ou mesmo price action. Contudo, a maioria dos traders continua confusa quando observa um gráfico de velas ou de barras.
Este é o momento onde os traders ficam mais curiosos, sendo de esperar uma grande curva de aprendizagem pela frente. É geralmente a etapa com o maior desafio emocional e mais difícil porque começa a impaciência de fazer dinheiro. No entanto, a maioria continua a perder consistentemente
A nota positiva desta etapa é que começa a ter consciência da sua incompetência. Sabe o que não sabe.
Etapa 3: Competência Consciente
Esta é a etapa onde o verdadeiro desenvolvimento do trading inicia. Já aprendeu o suficiente e começa a rever as lições anteriores na espectativa de preencher algumas lacunas que ainda tenha.
Começa a descobrir os erros mais comuns e as técnicas com maior sucesso. Apercebe-se que o trading é um jogo de probabilidade, reconhecendo a importância de seguir um processo e aprendendo a evitar “perseguir” uma má negociação.
Embora ainda cometa alguns erros ocasionais, está consciente do que é requerido para ser um trader bem-sucedido. Começa a aplicar o que aprendeu.
Etapa 4: Competência Inconsciente
A etapa final da mestria no trading é como guiar um carro com anos de experiência. Tudo o que faz, desde colocar o cinto de segurança como meter mudanças e desviar-se de obstáculos é de segunda natureza para si. Estas ações são desempenhas agora a um nível inconsciente.
No caso do trading, faz negociações quase automáticas sem pensar muito e debater-se eternamente se tomou a decisão certa. Conhece as suas regras por dentro e por fora. Mais importante, sabe que a única forma de ganhar riqueza na bolsa é através de uma irrepreensível execução e disciplina aceitando o jogo de probabilidades e o risco de cada negociação.
Este é a última etapa e objetivo final de todos os traders. Aplicar todo o conhecimento sem vacilar, de uma forma sistemática e livre de emoções.
Conclusão
O trading não é fácil, sendo importante entender que se trata de um processo e não um evento único. Se quer ter sucesso no trading tem de ter paciência e começar onde todos começam, na etapa 1 da incompetência inconsciente.
Com o tempo, dedicação e experiência começa a subir gradualmente nas etapas seguintes, até chegar à última etapa de competência inconsciente que todos os traders almejam.