As 5 Fases de Desenvolvimento de uma Estratégia de Price Action

Desenvolver uma estratégia de price action requer persistência e dedicação. Para um day trader, existem cinco fases de desenvolvimento, descritas de seguida, incluindo a duração prevista para cada uma.

Os tempos apresentados pressupõem três a cinco horas de trabalho por dia. Infelizmente não existem atalhos para o sucesso!

1.ª Fase: Estudar padrões e observar gráficos de preços

Absorver (quase) tudo o que foi publicado sobre price action: blogs, livros, guias, etc.. Passar tempo em frente aos ecrãs a ver o price action a formar-se em tempo real. Seguir apenas um mercado de preferência.

Duração da 1.ª fase: seis meses a um ano

2.ª Fase: Conhecer a estrutura de mercado

Determinar se o mercado está em tendência, lateralidade, ou por outro lado, se pareçe uma espécie de arame farpado em que mais vale ficar fora do mercado. Quais as transições do mercado: reversão, mudança de tendência para lateralidade ou vice-versa.

Duração da 2.ª fase: dois a três meses

3.ª Fase: Estabelecer o contexto

O contexto do price action é observado no tempo gráfico maior. Por exemplo, se o trader operar o gráfico de 5 minutos, desenhar os níveis de suporte e resistência no gráfico de 30 minutos e no gráfico diário. A observação em tempos gráficos maiores não é exaustiva, apenas alguns minutos antes da sessão iniciar pode ser o suficiente.

Duração da 3.ª fase: um a dois meses

4.ª Fase: Localizar traders encurralados

Encontrar as zonas nos gráficos onde se encontram outros traders encurralados, como a corrida aos stops protetivos (traders em perda) e stops breakeven (traders com resultado nulo). Todos estes traders estão a ver o preço ir contra o desejado, e a ativação dos seus stops proporciona o impulso na direção contrária, juntamente com os traders que estão a iniciar novas posições.

Duração da 4.ª fase: dois a quatro meses

5.ª Fase: Eliminar erros e sistematizar a estratégia

Eliminar e reduzir os erros mais comuns, e continuar a sistematizar a estratégia de trade, tornando-a pessoal. A educação contínua acompanha esta e todas as fases, embora numa proporção menor de tempo.

Duração da 5.ª fase: seis meses a um ano.

Conclusão

O desenvolvimento de uma estratégia de day trade com price action pode levar qualquer coisa como entre 17 e 33 meses, e dependendo das horas diárias de trabalho colocadas. 

No entanto, mesmo com trabalho intenso, não existem garantias de sucesso, tal a natureza da incerteza dos mercados.

Deixe um comentário

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.