Atirar uma Moeda ao Ar?

Al Brooks refere que apenas 10% das barras de um gráfico se encontram em modo de rompimento, em que o mercado tem probabilidade de 70% ou mais em continuar na direção do rompimento.

Nas restantes 90% das barras existe uma probabilidade de 40% a 60% do mercado seguir num direção.

Na prática, isto significa que existe uma probabilidade de 50% do preço se dirigir para qualquer direção, o que é o mesmo que atirar uma moeda ao ar.

Será que com estas estatísticas existe algum esperança para o trader? Sim, mas a vantagem é muito pequena e a margem de erro quase inexistente.

De acordo com a premissa de Brooks existem duas soluções para o sucesso na bolsa:

  1. Reconhecer e negociar a favor do rompimento com um risco grande (o stop loss tem de ficar abaixo/acima do fundo/topo que iniciou o rompimento) e um RR mínimo de 1.
  2. Entrar no mercado a qualquer momento fazendo uma boa gestão da posição que inclui adicionar novos trades (“scale in” ou preço médio).

Fazer preço médio não significa operar sem risco. Mesmo com vários trades numa posição é necessário colocar um stop loss que pode ser mais ou menos folgado em função da estratégia empregue, e que defina um risco máximo para cada operação.

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.