Como muitos day traders sabem, manter o foco no price action à medida que este se desenrola a vivo é fácil.
Baseio os meus setups no gráfico de 5 minutos. Parece incrível, mas uma barra de 5 minutos na maioria das vezes parece que leva uma eternidade a fechar. O facto de acompanhar apenas um mercado no day trade também agudiza esta sensação.
Para compensar, vejo-me aborrecido no mercado executando outras tarefas ao mesmo tempo. Isto não é bom, porque afeta a performance e consequentemente os resultados de trading.
Assim, quando uma barra de 5 minutos está prestes a fechar, faço a respetiva seleção em cada um dos campos.
Importa criar ferramentas que ajudem a manter o foco nos mercados. Para tal, criei uma tabela muito simples na aplicação Notion com três colunas de seleção por cada barra de 5 minutos.

Campo 1 – Qual o tipo de barra?
Neste campo considero que apenas existem dois tipos de barras: barra de tendência e barra doji.
Campo 2 – Existe algum nível de suporte ou resistência?
O suporte e resistência o deve estar junto à barra que fecha, devendo ser significante como um topo ou fundo anterior proeminente.
Campo 3 – Abertura, Allways in Long/Short?
Este campo é inspirado pelo trabalho de Al Brooks. Na abertura da sessão, aguardo que touros e ursos dêm o ar da sua graça antes de decidir se o mercado está em alta ou baixa, podendo o sentimento mudar a qualquer altura na sessão. O objetivo é não abrir uma posição contra a força dominante.
- Abertura = Aguardar mais price action
- Allways in long = Procurar setups de compra
- Allways in short = Procurar setups de venda