Average Up e Average Down são dois termos pouco entendidos por investidores ou traders iniciados, mas importantes à medida que a experiência do trader aumenta.
Muitas vezes, esta é técnica é o que faz a diferença entre a concretização ou não nos objetivos de rendimento, acarretando no entanto um maior risco. Tanto os ganhos como as perdas são maiores considerando a maior exposição de um título. Esta prática é deste modo reservada a traders com mais tempo de mercado.
Average up
Average up é quando compra mais ações de um título em crescimento. Em cada nova compra, o custo das novas ações é mais alto que o preço anterior, fazendo com que o preço de compra médio por ação suba.
Por exemplo, o João comprou 100 ações da Intel (INTC) por $55 na espectativa de que o preço iria subir. Após a sua compra, o preço subiu para $59, e resolveu comprar mais 100 ações na expetativa que o preço iria continuar a subir. Isto fez que com o João tivesse em carteira 200 ações da Intel (INTC) com o preço medio de $57. Se as ações continuarem a subir, o João irá ter um maior retorno em relação à posição inicial. O oposto também verdade. Se as ações caírem, o João irá ter um maior prejuízo.
Average down
Average down é o oposto, em que compra mais ações de um título em declínio. Em cada nova compra, o custo das novas ações é mais baixo que o preço anterior, fazendo com que o preço de compra médio por ação desça.
Por exemplo, o João comprou 100 ações da Intel (INTC) por $55 na espectativa de que o preço iria subir. Contudo, após a sua compra, o preço caio para $51 e comprou mais 100 ações na expetativa que o preço iria reverter. Isto fez que com o João tivesse em carteira 200 ações da Intel (INTC) com o preço medio de $53. Se as ações continuarem a subir, o João irá ter um maior retorno em relação à posição inicial. O oposto também verdade. Se as ações caírem, o João irá ter um maior prejuízo.
Posições curtas
O mesmo raciocínio pode ser utilizado para posições curtas, em que o investidor ou trader aposta na queda de um título.