Bandeiras Duplo Fundo e Duplo Topo no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Ao contrário de uma Retração Duplo Fundo que é um padrão de reversão, uma Bandeira Touro Duplo Fundo é um padrão de continuidade que desenvolve já depois dos primeiros touros terem entrado. Funcionalmente, são o mesmo tipo de padrões uma vez que são ambos configurações de compra.

O mesmo se aplica à Bandeira Urso Duplo Topo, que é um padrão de continuidade num urso em curso e não um padrão de reversão, como uma Retração Duplo Topo. Ambos são configurações de venda. Depois de um movimento forte de baixa com retração, o mercado retoma. Se o mercado retrai novamente cerca do mesmo nível da Primeira Retração encontrando vendedores, esta lateralidade forma uma Bandeira Urso Duplo Topo, sendo uma configuração curta.

O mercado fez duas tentativas de ir acima de um preço e ambas as tentativas falharam, resultando normalmente no mercado fazer o oposto, especialmente quando o oposto é a Favor da Tendência. Acontece frequentemente que a segunda retração é ligeiramente abaixo da primeira, como é esperado numa tendência urso (cada máxima swing tende a ser inferior à máxima swing anterior). A entrada é num stop um ponto abaixo da barra de configuração.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.