Bandeiras Duplo Topo e Duplo Fundo no Price Action – Brooks (2009)

qqq 5 min - bandeiras duplo fundo

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O primeiro pico da bandeira

Depois de um movimento forte de uma ou mais pernas, e mesmo a seguir à primeira perna se o movimento for forte, o mercado geralmente entra em lateralidade por um número de barras antes da tendência continuar. A lateralidade pode durar várias horas e ter grandes swings, e normalmente inicia e termina com picos que têm extremos perto (o segundo pico pode ligeiramente ultrapassar ou chegar perto do primeiro).

O segundo pico da bandeira

O primeiro pico age como íman, puxando o mercado atrás para ver se tem força suficiente para prevenir ativar os stops que estão atrás do primeiro pico. Se assim acontecer, o padrão torna-se uma excelente configuração a favor da tendência.

Os padrões de bandeira duplo topo e duplo fundo são equivalentes à retração profunda do início do canal a seguir ao pico e tendência de canal.

Variação com o padrão cabeça e ombros

Outra variação é o padrão de continuação cabeça e ombros, em que a bandeira duplo topo ou duplo fundo é o ombro direito. Os traders sabem se o ombro direito falhar, em vez de uma reversão (como uma mínima alta num novo touro ou uma máxima baixa num novo urso), o padrão torna-se de continuação.

Bandeiras duplo topo e duplo fundo são padrões de continuidade

Uma bandeira touro a favor da tendência configura uma entrada longa com uma ordem de compra stop um ponto acima da máxima da segunda barra de baixa, e um stop protetivo um ponto abaixa dessa barra de sinal. A seguir à barra de entrada fechar, o stop é movido um ponto abaixo da barra de entrada. Embora duplos topos e duplos fundos sejam padrões conhecidos de reversão, estas bandeiras são configurações de continuação

Uma bandeira touro duplo fundo é uma configuração fiável para pelo menos um scalp. Como a maioria dos padrões de topo, o padrão de cabeça e ombros falha tornando-se padrão de continuidade, sendo sensato continuar a comprar num touro. Numa tendência a maioria dos padrões de reversão falha, e a maioria dos padrões de continuiação sucede.

Quando dois ou mais padrões são semelhantes

Muitos dos padrões parecem uns com os outros e muitas vezes coexistem. Precisa de reconhecer apenas um dos padrões, que por si só, são uma razão para uma válida entrada. Adicionalmente, quando dois padrões são parecidos, irão geralmente desenvolver de forma semelhante.

Entradas em rompimentos

Embora um trader possa entrar num rompimento, é menos arriscado entrar curto numa retração de rompimento. A retração pode aparecer antes ou depois do rompimento. Se o mercado quase que rompe e depois forma uma retração, irá possivelmente comportar como se o rompimento tivesse ocorrido.

Muitas vezes o mercado rompe abaixo do primeiro fundo por um ponto ou aproximado, colocando os touros fora e os ursos dentro. Contudo, o mercado não pode falhar abaixo deste novo fundo, mesmo que por um ponto, ou os traders começarão a assumir que os ursos tomaram controlo. Uma bandeira touro duplo fundo pode ter um pequeno rompimento da fundo, mas este fundo deverá segurar-se ou os touros irão parar de comprar, e os ursos tornam-se agressivos.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.