Barras de Reversão Como Barras de Sinal no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo sobre as barras de reversão como barra de sinal no price action do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Barra de sinal mais forte se for uma barra de tendência na direção do trade

Como é mais sensato negociar na direção da tendência, uma negociação tem mais possibilidade de ser bem sucedida se a barra de sinal for uma barra de tendência forte na direção do tarde.

Barra de sinal da direção oposta ou barra doji podem servir de sinal em certos contextos

Contudo, uma barra de sinal na direção oposta também pode ser uma barra de sinal razoável, dependendo doutro Price Action no gráfico ou contexto. No geral, as barras de sinal que são barras doji ou barras de tendência na direção oposta do tarde têm uma maior chance de falhar porque a tendência de preço ainda não se mostrou.

É sempre melhor entrar no mercado depois do lado certo (touros ou ursos) terem obtido controlo pelo menos da barra de sinal. No entanto, uma barra doji pode ser uma excelente barra de sinal dependendo do contexto.

Barra de reversão como barra de sinal

A melhor barra de sinal é uma barra de reversão, e as barras de reversão touro têm mais do que uma das seguintes condições.

  • Uma abertura perto ou abaixo do fecho da barra anterior e um fecho acima da abertura e acima do fecho da barra anterior.
  • Uma sombra inferior de um terço a metade do tamanho da barra e uma pequena ou inexistente sombra superior.
  • Não muita sobreposição com a barra ou barras anteriores.

Aplica-se o inverso no caso de uma barra de reversão urso.

A melhor barra de reversão touro tem um corpo touro (fecha bem acima da abertura) e uma sombra moderada em baixo.

Se uma barra de reversão sobrepõe-se largamente a uma ou mais barras anteriores, ou se a sombra se estende apenas alguns pontos, poderá estar a em cursa apenas uma lateralidade. Não existe nada a reverter porque o mercado está a andar de lado e não em tendência. Neste caso não deve ser usada como barra de sinal, e até pode tornar-se numa configuração na direção oposta se suficientes traders ficarem encurralados.

Duas tentativas e falha

Sempre que o mercado tenta fazer alguma coisa duas vezes e falha, geralmente depois tenta fazer o oposto. É por isso que os duplos topos e duplos fundos funcionam, e também porque os traders não desenvolvem convição numa reversão até ao extremo da tendência anterior ser testado.

Barras touro com uma grande sombra no topo ou barras urso com uma grande sombra no fundo

Se uma barra touro tem uma grande sombra no topo ou uma barra urso tem uma grande sombra no fundo, os traders de contra tendência perderam convição perto do fecho da barra, e os trades de contra tendência devem ser só tomados se o corpo parecer razoavelmente forte e o Price Action confirmar (como uma segunda entrada).

Barras de reversão com corpo pequeno

Se uma barra de reversão é mais pequena que as últimas barras, especialmente se tem um corpo pequeno, tem falta de força de contra tendência e é uma barra de sinal mais arriscada. Contudo, se uma barra tem um corpo forte e encontra-se no contexto certo, o risco do trade é pequeno, com um ponto no outro lado da barra pequena.

Numa tendência forte, é comum ver uma barra de reversão a formar-se e segundos depois de a barra fechar, a reversão falhar.

Grandes barras de reversão com corpo pequeno

Uma grande barra touro de reversão com um corpo pequeno tem de ser vista em contexto do Price Action. A grande sombra inferior indica que a venda foi rejeitada e que os compradores controlaram a barra. Contudo, se a barra sobrepor-se à barra ou barras anteriores excessivamente, então apenas pode representar uma lateralidade num horizonte temporal mais pequeno, e o fecho no topo da barra poderá ser simplesmente um fecho no topo da lateralidade, destinada a ser seguida por mais vendas à medida que os touros de 1 minuto realizam lucros.

Nesta situação, necessita de mais Price Action antes de entrar num negócio de contra tendência. Não quer comprar no topo de uma lateralidade num mercado urso ou vender no fundo de uma lateralidade num mercado touro.

Uma barra de reversão que se sobrepõe às barras anteriores, indica dois lados do mercado, e portanto não existe nada a reverter. As barras de reversão com grandes sombras e corpos pequenos devem ser vistas no contexto do Price Action.

A maioria das reversões ocorre na ausência de uma barra de reversão

Embora uma clássica barra de reversão seja uma das melhores barras de sinal, a maioria das reversões ocorre na sua ausência. Existem muitos outros padrões de barras que emitem sinais fiáveis. Em quase todos os casos, a barra de sinal é mais forte se for uma barra de tendência na direção do trade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.