Barras de Tendência e Barras Doji no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo sobre as barras de tendência e barras doji no price action do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


A distinção entre barras de tendência e barras doji

Para um trader, é mais útil pensar em todas as barras como sendo barras de tendência ou barras de não tendência (tendência lateral). Como as últimas têm um nome estranho, e maioria são similares aos dojis, é mais simples referir todas as barras de não tendência como barras doji doji ou simplesmente dojis.

O tamanho dos corpos das barras importa

Corpos das barras grandes indicam força, mas uma barra extremamente grande depois de um movimento prolongado ou rompimento pode representar um final exaustivo de uma tendência, e nenhuma negociação deve ser iniciada até haver algum sinal do Price Action.

Uma barra de tendência ideal, é aquela com um corpo moderado.

Quando um conjunto de dojis pode significar uma tendência

Por vezes, uma série de dojis pode significar que uma tendência está em efeito. Por exemplo, numa série de dojis, se cada um tiver um fecho mais alto e sobretudo com uma máxima acima da máxima da barra anterior, e uma mínima acima da mínima da barra anterior, o mercado exibe uma tendência nos fechos, máximas e mínimas, pelo que uma tendência de alta está em efeito.

Porque se distingue as barras de tendência dos dojis?

O único propósito para esta distinção é ajudar a perceber rapidamente se um dos lados (touros ou ursos) estão no controlo da barra ou se os touros e ursos estão empatados.

Duas tentativas falhadas

Se os touros falham em duas tentativas, então não estão dispostos a comprar sem um Price Action substancial a seu favor. Ambos os touros e ursos aguardam pelos menos duas pernas de descida.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.