Barras de Tendência e Barras Doji no Price Action – Brooks (2009)

Reading Price Charts Bar by Bar de Al Brooks - Capa do Livro

Este artigo contém as minhas notas de estudo sobre as barras de tendência e barras doji no price action do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Para um trader, é mais útil pensar em todas as barras como sendo barras de tendência ou barras de não tendência (tendência lateral). Como as últimas têm um nome estranho, e maioria são similares aos dojis, é mais simples referir todas as barras de não tendência como dojis (barras doji).

Os corpos grandes das barras indicam força, mas uma barra extremamente grande depois de um movimento prolongado ou rompimento pode representar um final exaustivo de uma tendência, e nenhuma negociação deve ser iniciada até haver algum sinal do price action.

Uma barra de tendência ideal, é aquela com um corpo moderado.

Por vezes, uma série de dojis pode significar que uma tendência está em efeito. Por exemplo, numa série de dojis, cada um com fecho mais alto e sobretudo com um alto acima do alto da barra anterior, e um baixo acima do baixo da barra anterior, o mercado exibe tendências de fechos, altos e baixos, pelo que uma tendência está em efeito.

O único propósito para esta distinção é ajudar a distinguir rapidamente se um dos lados está no controlo da barra ou se touros e ursos estão empatados.

Se os touros falham em duas tentativas, então não estão dispostos a comprar sem um price action substancial a seu favor, e ambos os touros e ursos estão a aguardar pelos menos duas pernas de descida.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.