Barras de Tendência Forte na Abertura, Conduzem Frequentemente e Mais Tarde, a Força na Mesma Direção – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Por vezes, o mercado entra em tendência na primeira ou segunda barra do dia, com uma destas barras criando um dos extremos do dia. Quando o mercado entra em tendência a partir da abertura, é importante entrar cedo. Este padrão é mais comum com lacunas na abertura, grandes ou pequenas, e embora deva fazer sempre scalp dos seus trades na primeira hora, quando entra num trade que pode ser o início de uma boa tendência, é particularmente importante fazer swing de alguns contratos. Se o padrão for forte, deverá fazer swing da maioria dos seus contratos e depois mover rapidamente o seu stop para breakeven.

Contudo, se uma abertura forte reverte (um rompimento para um novo extremo do dia na direção oposta), então o dia poderá entrar em tendência na direção oposta, ou poderá tornar-se numa lateralidade (impulso para cima, impulso para baixo). Uma forte tendência a partir da abertura, mesmo que reverta, significa que existem traders dispostos a negociar agressivamente nesta direção, e serão rápidos a entrar mais tarde na direção inicial se a reversão fraquejar.

Se existir uma serie de barras de tendência fortes a partir da abertura e uma retração que é testada 5 a 10 barras mais tarde (a retração é seguida por uma retração menor e depois um novo teste do extremo da primeira retração), isto forma entrada Bandeira Duplo Fundo ou Duplo Topo, tendo uma boa probabilidade de conduzir a um novo extremo do dia e frequentemente a uma tendência.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.