Canais Impulsivos Estreitos no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Canais Impulsivos Estreitos

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Por vezes o mercado está em tendência num canal estreito, que é basicamente uma linha de tendência paralela a uma linha de canal que se encontram perto. Existem frequentemente barras de retração, enganando traders de contra tendência que estão a entrar antes de um rompimento de linha de tendência. Estes trader vêm a tendência como fraca, uma vez que existem poucas barras de tendência forte, muitas barras sobrepostas com relativas sobras grandes e frequentes barras de retração.

Todos estes sinais são de fraqueza, exceto por uma única coisa, o mercado está implacavelmente a mover-se lentamente e muito longe numa direção sem quebrar uma linha de tendência. Isto é o início de uma tendência forte, mesmo que as barras pareçam fracas, criando uma tendência de impulso e canal.

Quando inicia depois de um impulso climático no final da tendência anterior, existe normalmente um pequeno impulso na direção na nova tendência, criando um canal impulsivo estreito. Por vezes, o impulso é tão pequeno que não se vê no gráfico de 5 minutos, o canal de tendência desenvolve-se logo a seguir ao clímax da tendência anterior.

Não se preocupe em reconhecer o padrão até várias horas após o seu progresso. Aproveite as negociações a favor da tendência a partir destes momento e aceite a realidade de que existem dias que são ais difíceis de negociar que outros.

Alguns dias têm um momento forte ou impulsivo no início da sessão que depois continua num canal menos inclinado no resto do dia. Usualmente o início do canal é testando dentro de um ou dois dias, e resultado pode ser uma lateralidade ou uma tendência em qualquer direção. O importante a realizar é que o canal é negociável apenas na direção da tendência, porque o canal é tão estreito que as retrações não avançam o suficiente para serem lucrativas.

Deverá estar preparado para entradas em contra tendência a seguir a um rompimento do canal, pois existe uma boa probabilidade do movimento de cotra tendência testar o início do canal.

Na absência de um topo climático os ursos irão esperar o movimento como uma retração touro. Começarão a perder a paciência, e começarão a comprar retrações de Fibonacci, osciladores sobre vendidos, divergências e retrações da MME em todos os horizontes temporais, mesmo na ausência de um rompimento de linha de tendência e uma forte barra de reversão touro.

Os traders de price action verão a ausência de boas configurações de retração touro como um sinal de que o mercado reverteu para urso, iniciando posições curtas em todas as configurações de máxima 1 e 2. Por vezes o gap pode ser um impulso, formando um impulso gap e dia de canal.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.