Como Estudar Price Action com Al Brooks

Al Brooks é considerado uma das autoridades mundiais do Price Action, e por uma boa razão. A sua análise técnica vai ao detalhe nos gráficos de preços contemplando muitos cenários de negociação nos mercados financeiros.

Se a análise ao pormenor pode ser uma virtude, por outro lado pode ser uma frustração para muitos traders que tentam ler ou decifrar o trabalho de Brooks, acabando muitos deles por desistir.

Neste artigo apresento uma abordagem para que o leitor possa compreender melhor os conceitos deste trader, de modo a facilitar conhecer a sua obra.

Se ainda tiver poucos ou nenhuns conhecimentos de Price Action, um ramo da análise técnica, o melhor é começar pelo trabalho de outros autores com os princípios básicos, amplamente disponível na Internet através de uma rápida pesquisa.

Se já tiver conhecimentos de Price Action, como barras ou velas japonesas, padrões gráficos, estrutura deo mercado, etc, então pode avançar para o trabalho de Brooks.

Al Brooks fez a publicação de quatro livros:

  1. Reading Price Charts Bar by Bar (2009)
  2. Trading Price Action Trends (2011)
  3. Trading Price Action Trading Ranges (2012)
  4. Trading Price Action Reversals (2012)

Apenas o livro 2 se encontra disponível em português com o título Operando Price Action: Tendências.

O livro 1 engloba toda a filosofia de Brooks, apresentando a estratégia de price action para os padrões de tendência, lateralidade e reversão. Os outros três livros desenvolvem e apresentam mais casos práticos.

Al Brooks para quem consegue ler em inglês

Na minha perspetiva, se o leitor compreender o inglês, o livro 1 é tudo o que precisa para ficar a compreender os conceitos de Price Action. A leitura dos outros livros, pelo menos numa primeira fase, torna-se demasiado maçuda. Em vez de estudar 400 páginas, teria de estudar 1500 páginas numa assentada.

Os quatro passos na leitura do livro 1 para quem entende inglês, são:

  1. Imprimir todos os gráficos do livro a partir do site da editora. Isto permite que não ande para a frente e para trás enquanto observa os gráficos e lê o texto correspondente.
  2. Fazer uma primeira leitura geral, sem estar preocupado em entender todos os conceitos. Quando não perceber alguma coisa depois de algumas leituras avance no texto. Dada a sua natureza repetitiva, irá com certeza mais à frente encontrar uma melhor clarificação. Brooks repete os mesmos conceitos vezes e vezes sem conta ao longo do livro.
  3. A segunda leitura deverá ser mais atenta, aprofundando os conceitos da primeira leitura e sublinhando com um marcador as partes do livro que considera mais relevantes.
  4. Finalmente, o quarto e último passo é fazer uma terceira leitura para consolidar a aprendizagem. Irá ver que nesta última leitura irá absorver muita informação, compreendendo muitas das noções dos quais ainda tinha dúvidas.

Há quem diga que o livro 1 não está bem escrito, mas se o leitor persistir, irá ver que Brooks repete continuamente os mesmos conceitos vezes sem conta. Isto é excelente, porque a repetição favorece a aprendizagem.

Al Brooks para quem tem dificuldades com o inglês

Se não consegue ler ou tem alguns problemas com o inglês, a alternativa é ler o livro 2 que foi traduzido para o português.

A temática principal deste livro é sobre os padrões de tendência, sendo que no entanto Brooks acaba por escrever sobre todos os tipos de padrões, retirando muitos dos mesmos benefícios do livro em inglês.

As fases de leitura são idênticas às anteriores, exceto o ponto 1 que não está disponível no site da editora.

Conclusão

Pessoalmente considero Al Brooks a autoridade n.º 1 a nível mundial do Price Action. Como em qualquer atividade compensadora, é preciso esforço e dedicação para aprender a estratégia e métodos.

Se é um principiante no trading, deverá começar por outro lugar mais apto e simples a iniciantes, de modo a entender os conceitos gerais da análise técnica. Se já tiver alguns conhecimentos ou experiência nos mercados, especialmente se o seu método for o Price Action, então Brooks é uma leitura obrigatória.

Para conseguir retirar o máximo de uma leitura que poderá ser difícil à partida, poderá seguir os quatro passos apresentados acima.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.