Como o Day Trade Pode ser Aborrecido

Parece incrível dizer isto, mas o day trade pode ser aborrecido. Deixe-me explicar primeiro e leia o artigo até ao fim antes de tirar uma conclusão.

Negociar dois mercados

Em primeiro lugar, apenas acompanho dois mercados. Não faço nenhum scanner de pré-mercado à procura das melhores ações para negociar. Limito-me todos os dias a abrir uma janela com os mesmos dois gráficos, na data atual os ETFs QQQ e EWZ.

Seguir o gráfico de 5 minutos

Em segundo lugar, o horizonte temporal que observo durante a sessão e em que tomo todas as decisões de negociação é o gráfico de 5 minutos. Consulto ocasionalmente o gráfico diário se houver um grande gap na abertura ou uma atividade invulgar para poder estabelecer o contexto do price action. Outros tempos gráficos não são simplesmente considerados.

Sem indicadores

Em terceiro lugar, desenho o mínimo número de linhas de apoio e tenho o gráfico livre de indicadores, exceto a média móvel exponencial (MME) de 20 períodos, que apoia em algumas decisões de negociação que justificam a sua inclusão.

Poucas negociações

Em quarto lugar, tento evitar negociações rápidas de scalp com rácio risco recompensa baixo, preferindo posições swing de maior duração que permitem obter uma maior recompensa. Isto na prática traduz-se em poucos trades, em que posso aguardar 1 ou mais horas entre novas posições por um sinal de entrada, e esperar de 1 a 3 trades por mercado numa sessão ou dia.

Tentação de outros mercados

Em quinto e último lugar, e talvez o maior sinal de aborrecimento no day trade, é que estou a procurar outros mercados como o Forex, com a possibilidade de investir no gráfico intradiário ou mesmo diário, quando ainda existe tanto por fazer, nomeadamente desenvolver e melhorar as minhas estratégias. Felizmente não avancei por este caminho.

O outro lado da moeda e conclusão

Se do outro lado do espectro virmos um day trader a negociar várias ações diferentes todos os dias, a usar gráficos mais rápidos de 1 ou 2 minutos, ter vários indicadores, fazer dezenas de negociações por dia é fácil notar a diferença para os dois estilos de trade. Sem dúvida este último estilo de trade é mais dinâmico e até “excitante” do que o primeiro. Se é mais lucrativos não, isso é outra conversa.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.