Grande parte dos traders não tem resultados consistentes na bolsa. Aliás, funciona mais ao contrário, em que a maioria perde dinheiro consistentemente nos mercados. Por causa disto, muita gente acha difícil manter um único sistema ou estratégia de trading, estando constantemente à procura de novas e melhores estratégias.
Alex Nekritin no seu livro Naked Forex – High_Probability Techniques for Trading Without Indicators descreve este padrão típico dos traders como o “ciclo da condenação”, explicando como funciona este ciclo e como podemos quebrar o mesmo.
O “ciclo da condenação” é dividido em três fases.
Fase 1: A Procura
Nesta fase, tem início a procura por um sistema ou estratégia de trading, o Santo Graal da bolsa. Possivelmente, o trader pesquisa sites, fóruns de trading, fala com outros traders, e tudo o que vier à mão. Não é tão importante onde encontra o sistema ou estratégia, apenas que lhe pareça que pode ter sucesso com o mesmo. A característica definhante da fase 1 é que o sistema de trading é a solução.
Fase 2: A Ação
Depois da procura vem a fase do entusiasmo onde irá começar a negociar o seu novo sistema de trading. Esta emoção excitante advém do desconhecido. Será que o novo sistema irá funcionar? Será que irei ficar milionário negociando este sistema? É tudo o que sempre quis?
Tem grandes expetativas no sistema e o mesmo até pode funcionar por uns tempos. No entanto, o inevitável acontece, com uma série de consecutivas perdas que não consegue controlar. Começa a perder a confiança no sistema ou estratégia de trading,
Fase 3: A Culpa
Assim que perde a confiança por completo no seu sistema, decide encontrar um novo e melhor sistema. A fase de culpa não é nada mais nada menos que o regresso à fase 1 da procura, dando origem a um círculo vicioso do qual é muito difícil de sair ou quebrar.
O “ciclo da condenação” só faz sentido a um trader que pensa que o seu sucesso só é possível com um bom sistema ou estratégia de trading.
A Solução
Primeiro, é necessário perceber que no trading, a execução é mais importante que qualquer sistema ou estratégia.
Segundo, para quebrar o “ciclo da condenação”, é preciso ganhar confiança num sistema de trading.
Terceiro e último, para ganhar confiança no sistema é preciso fazer backtesting. O backtesting é o segredo para se quebrar o “ciclo da condenação” e começar a ter resultados consistentes positivos.
Muitos traders possivelmente já sabem disto, mas porque não testam o seu sistema ou estratégia antes de aplicar dinheiro real? A minha resposta é porque fazer backtesting exigem muito trabalho, sendo mais fácil procurar pela excitação imediata e fácil dos mercados.
Formas de backtesting
Para um day trader a negociar uma estratégia de price action, que entra e sai da mesma posição no próprio dia, o backtesting pode significar analisar o gráfico de 5 minutos distinguindo as configurações e padrões com sucesso das restantes.
Para um swing trader, que permanece com uma posição aberta entre dias a semanas, o backtesting pode significar analisar o gráfico de preços diário dos últimos meses nos mercados que acompanha..
Poderá ver os meus exemplos de backtesting em que diariamente faço a análise técnica dos mercados, com as oportunidades de negociação realizadas e não realizadas.
Considerações finais
Fazer backtesting é testar um sistema de trading com dados históricos. Depois é preciso contabilizar as estatísticas, com a taxa de sucesso, rácio risco:recomensa, etc. Isto exige muito esforço por parte do trader. Claro, que ao não fazer backesting, muito dificilmente irá ser quebrado o “ciclo da condenação”.