Como Usar um Stop Loss Estratégico em Average Down

Última Atualização a 01/06/2020

Uma vez que uso o average down no day trading, reduzindo o valor de uma posição com várias entradas, ao usar um stop loss nominal com um risco pré-determinado existe uma boa probabilidade de fechar muitas posições prematuramente em prejuízo, que no final podem totalizar uma grande soma.

Por outro lado, se o dia estiver particularmente touro ou urso, e em vez de fechar a posição com um stop loss nominal, aguardar que o mercado esteja mais favorável para sair, isto pode não acontecer resultando num grande prejuízo que pode neutralizar ou mesmo ultrapassar todos os ganhos até então.

Importa encontrar um ponto de equilíbrio, reduzindo o risco nos dias de predominante subida ou descida. Isto é conseguido através de um stop loss estratégico utilizado a partir das 11:30 EST, (opening range do mercado de ações americano). Para tal existem dois momentos cruciais para o fecho da posição: (1) na primeira grande retração a partir das 11:30 EST e (2) no final da sessão ou na abertura do dia seguinte.

De referir que trata-se de uma estratégia avançada com um grande risco, e que deve ser plenamente dominada e testada antes de ser utilizada. Uma vez que não existe um valor nominal atribuído ao risco, requer uma forte intuição e experiência do trader.

1.ª Opção: Fechar a posição na primeira grande retração a partir das 11:30 EST

Se tiver uma posição aberta com duas ou três entradas em average down, o primeiro momento de saída em stop loss deve ser tentado na primeira grande retração a partir das 11:30 EST. Muitos traders que entraram até a esta hora e estão a acompanhar a tendência intra diária, querem realizar lucros e começam a fechar as suas posições. Isto causa uma boa retração que pode ser aproveitada para fechar a posição num local lógico, junto a um nível de suporte/resistência e/ou retração de Fibonacci.

2.ª Opção: Fechar a posição no final da sessão ou na abertura do dia seguinte

O segundo momento de saída em stop loss é no final do dia ou abertura da sessão no dia seguinte. Se fechar a posição na primeira grande retração produz uma média a grande perda, e existe suporte ou resistência significativo que indique uma boa possibilidade do preço inverter no final do dia ou na abertura da sessão seguinte, então pode optar-se por este stop loss estratégico. Fecha-se a posição no final da sessão se conseguir realizar lucro, caso contrário fecha-se na abertura da sessão seguinte durante os primeiros 15 minutos.

Conclusão

Existem muitos traders que não aconselham a negociação em average down, ao perseguir um título cujo preço está a ir contra nós. Segundo estes o risco deve estar sempre pré-determinado antes de se iniciar uma nova posição. Por outro lado, o uso do average down com um stop loss estratégico permite gerir por vezes uma posição que estava perdida a partida, e conseguir o breakeven ou mesmo um lucro interessante. Como em qualquer estratégia, deve ser feito testada primeiro em backtesting e numa conta de simulação.