Como Viver do Day Trading de Andrew Aziz: Resumo do Livro

O resumo deste livro é especial, porque trata-se da primeira obra editada em Portugal dedicada exclusivamente ao day trading.

O day trading ou day trade, ao contrário de outros tipos de investimento, é caracterizado pela negociação ativa de títulos, com a entrada e saida da mesma posição no próprio dia. Há quem diga que é a forma mais difícil e arriscada de ganhar dinheiro na bolsa.

Em Como Viver do Day Trading, Andrew Aziz explica o funcionamento deste tipo de trading, descreve a importância da gestão do risco e da psicologia, mostra como encontrar as melhores ações para transacionar, introduz os gráficos de velas e apresenta várias estratégias de day trading.

Como funciona o day trading

Neste capítulo, Aziz faz a distinção entre o day trader e o swing trader, em que o primeiro abre e fecha a mesma negociação no próprio dia, enquanto o segundo pode manter uma posição aberta entre dois dias e várias semanas.

Os day traders podem ter lucro se uma ação subir, conhecida como compra longa, mas também podem ter lucro se uma ação descer, conhecida como venda a descoberto.

É feita a distinção entre os traders retalhista e institucionais. Os primeiros são os traders individuais como eu e o leitor, e os segundos são os bancos de investimento, fundos de investimento e hedge funds.

São os investidores institucionais que movem os preços, e as suas negociações são baseadas em grande parte em algoritmos sofisticados, conhecidos como negociação de alta frequência (do inglês high frequency trading ou HFT).

A Importância da Gestão do risco e psicologia

O autor escreve que o sucesso no day trading resulta em primeiro lugar do domínio de uma estratégia de trading (abordado em capítulo mais à frente) em segundo lugar do cálculo do dinheiro para negociar uma posição (gestão do risco), e em terceiro lugar do controlo das emoções.

A gestão do risco pretende encontrar entradas de baixo risco para um elevado potencial de recompensa. Assim, por exemplo, se arriscamos $50 num negócio deveremos esperar uma recompensa mínima de $100, ou rádio mínimo de ganhos perdas de 2:1.

Algumas perguntas que deve fazer na gestão do risco:

  • Estou a negociar a ação certa?
  • Quantas ações devo transacionar?
  • Qual é o meu stop loss?

A psicologia do trading pretende dar resposta ao facto do sucesso e fracasso no trading se baseia no comportamento dos traders e do modo como controlam as suas emoções.

Gráficos de velas

A análise técnica de day trading é realizada com apoio dos gráficos de velas. No gráfico de velas de cinco minutos, cada vela corresponde a um período de negociação de cinco minutos, em que o corpo representa o preço de abertura e o preço de fecho e as sombras representam os pontos alto e baixo desse período.

Se o corpo for da cor branca, é porque a vela fechou mais alta do que na abertura (sentimento touro), e se o corpo for da cor negra, é porque a vela fechou mais baixa do que na abertura (sentimento urso).

Estratégias de day trading

Este é um dos capítulos mais importantes do livro, em que o autor apresenta várias estratégias baseando-se na:

  1. Atuação do preço (price action).
  2. Indicadores técnicos.
  3. Padrões de velas e de gráficos.

Estratégia 1: Padrão ABCD

Estratégia 2: Momento do Bull Flag

Estratégia 3: Trading de inversão

Estratégia 4: Tendência de média móvel

Estratégia 5: Breakout do intervalo de abertura

Considerações finais

Como Viver do Day Trading de Andrew Aziz é o primeira livro de day trading editado em Portugal fazendo uma introdução a este tipo de negociação de curto prazo na bolsa de valores, como funciona, e os vários participantes de mercado. No entanto, as estratégias apresentadas carecem de um maior desenvolvimento para terem alguma aplicação prática. Contudo, este livro poderá ser um ponto de partida para verificar o interesse do leitor neste tipo de investimento, para procurar aprofundar o seu conhecimento noutros livros e recursos.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.