Iniciei a análise diária do índice MiniBovespa, mas infelizmente vou ter de cancelar este projeto, pois o acompanhamento de vários mercados torna-se saturante a nível de tempo.
Para quem opera o MiniBovespa, poderá testar a estratégia de day trade neste mercado. Aliás, este método poderá ser usado com pequenas adaptações nos ativos financeiros mais líquidos.
Os dois mercados que sigo, Nasdaq 100 e Dow Jones, têm mais do que oportunidades decentes para o sucesso na bolsa.
Considero os três pilares de sucesso de uma análise técnica com price action os seguintes:
- Confluência de padrões gráficos: uso pivot points e segundas entradas para encontrar confluência.
- Gestão do risco (equação do trader): tamanho da posição, entrada, stop loss, take profit e RR.
- Psicologia: executar os pontos 1 e 2 com o mínimo de erros.
Os erros do ponto 3 incluem clássicos como FOMO e revenge trading. Fear of Misssing Out é entrar cedo demais num trade (as segundas entradas são um bom antídoto para este erro). Revenge trading é tentar recuperar o dinheiro perdido no início da sessão (o melhor antídoto para este erro é impor um limite diário de perda).
Nos próximos dias e semanas vou concentrar-me em alguns aspetos da gestão do risco, testando a otimização do stop loss, take profit e tamanho da posição.
- Stop loss: mudar para breakeven ou não? (depois do preço percorrer alguma distância na direção pretendida).
- Take profit: fechar posição prematuramente ou não? (se for observada uma segunda entrada na direção contrária).
- Tamanho da posição: nas posições a 50% (metade da posição regular) adicionar +50% se o mercado for contra e existir um novo setup na direção original.
Ahhh, uma pena! Estava empolgado com as análises do mercado de índice aqui do Brasil, no qual estou tentando operar diariamente. Espero que reconsidere um dia e de qualquer, não vou deixar de acompanhar o blog por isso.