Contar as Pernas de uma Tendência no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Contar Pernas de Tendência

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Primeira perna de contra tendência

As tendências têm muitas vezes duas pernas. Se o momento na primeira perna (este de contra tendência já que a nova tendência ainda não foi confirmada) depois da reversão é forte, ambos os touros e ursos irão pensar se será a primeira de muitas pernas, criando uma nova tendência.

Por causa disto, ambos os touros e ursos esperam que o teste do extremo da antiga tendência falhe e os traders a favor da antiga tendência sejam rápidos a sair.

Por exemplo, se houver um impulso de alta forte depois de um urso estendido, se andar acima da MME e da ultima máxima baixa, e existirem muitas barras de tendência touro, muitos touros e ursos assumirão que irá existir um teste da mínima.

Correção da primeira perna

Logo que o momento desta primeira perna de alta desvaneça, os touros irão realizar lucros parciais, e os ursos irão entrar curto, no caso dos ursos tomarem conta do mercado.

Os ursos não têm a certeza se a tendência acabou e estão dispostos a iniciar nova posição curta. O mercado irá para baixo uma vez que os compradores estão relutantes em comprar até existir mais price action touro.

Início da segunda perna

Assim que os touros entram na retração que se encontra a testar a mínima, os novos ursos serão rápidos a sair porque não querem ter prejuízo. A compra dos ursos a cobrir a posição curta acrescenta à pressão touro. O mercado formará uma mínima alta e os ursos não considerarão nova posição curta a menos que está perna esmoreça perto do topo da primeira perna de alta (uma possível bandeira urso topo duplo).

Se isto ocorrer, os novos touros serão rápidos a sair porque não querem uma perda, e os ursos ficarão mais agressivos já que pressentem que a segunda perna falhou. Eventualmente um dos lados irá ganhar. Este tipo de price action está sempre a ocorrer em todos os mercados criando movimentos de duas pernas.

Quando existe um teste de rompimento perfeito ou quase perfeito, existe uma boa possibilidade do mercado fazer um movimento medido aproximado.

Uma bandeira touro fundo duplo é geralmente observada na primeira retração de um dia de tendência.

Tendências em ações seguem a MME

As tendências das ações costumam respeitar a MME, o que significa que a MME providência oportunidades durante todo o dia para entrar na direção da tendência com risco limitado.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.