Continuar a Otimizar a Estratégia: Gestão do Dinheiro, Fibonacci e Ondas de Elliot

Atualizado a

No último mês sinto uma grande evolução na consistência do day trading, embora reconheça que seja uma atividade bastante difícil. Ainda existem muitos pontos a melhorar, principalmente a otimização da entrada e da saída.

De um modo geral, estou a entrar e a sair muito cedo das posições, diminuindo possibilidades de retorno. O outro reverso da medalha é que se entrar e sair muito tarde posso perder grande parte do movimento. A solução é encontrar um equilíbrio na gestão do dinheiro.

Este equilíbrio depende em grande medida da experiência acumulada, mas também em marcar nos gráficos os preços os níveis de potencial entrada e saída.

O mercado nos últimos dias tem estado com mais oportunidades de negociação com padrões de momento, e como as minhas regras são apenas para padrões de reversão ou contra tendência posso perder algumas oportunidades.

No entanto, a especialização compensa o trader, pelo que irei continuar a tentar “espremer o sumo” da INTC com padrões de contra tendência.

As retrações de Fibonacci têm-se revelado bastantes úteis. Esta semana acrescentei as extensões da minha análise.

Há cerca de duas semanas que estou a desenhar ondas de Elliot em vários horizontes temporais, praticando a análise da Elliot Wave Forecast. Trata-se de uma técnica com bastante subjetividade, e neste momento o objetivo é apenas aprender. No futuro decidirei se irei ou não acrescentar esta ferramenta à minha análise técnica.