Day Trade QQQ: Reversão na Abertura Seguida de Tendência Lateral de Alta

Nasdaq sessão de 21 de janeiro

Esta é a análise técnica diária de 21 de janeiro para o ETF QQQ que acompanha o índices de ações norte-americano Nasdaq 100.

São realizadas a análise de pré-mercado no gráfico diário e as negociação intradiárias no gráfico de cinco minutos com a aplicação da estratégia de reversão de day trade.

Análise de pré-mercado

No gráfico diário, o Nasdaq fechou a última sessão acima da resistência da cunha, com um dia fortemente touro a partir da abertura, formando um grande gap na abertura (a sombra inferior está erradamente desenhada no gráfico).

O pré-mercado encontra-se a negociar em alta, pelo que o sentimento na abertura é de alta. Os touros querem que o momento continue, e que o Nasdaq rompa definitivamente a resistência da cunha. Os ursos apostam na reversão e esperam que a resistência da cunha seja testada sem ter continuidade.

Sala de negociação (trading room)

Nos gráficos de cinco minutos são exibidas as negociações realizadas e não realizadas na sessão, uma espécie de antes e depois, com o objetivo de se fazer um comparativo e identificar as necessidades de melhoria.

A legenda de negociações é a seguinte:

  • Seta azul: negociação longa ou curta com R:R 2 (swing regular).
  • Seta lilás: negociação longa ou curta com R:R 1.5 (swing agressivo).
  • Seta verde: negociação longa ou curta com R:R 1.0 (scalp).

Uma negociação longa no Nasdaq após rompimento de triângulo

A única negociação longa ocorreu após o rompimento do triângulo e da máxima da sessão anterior. Entrei tarde nesta posição, em que considerei a própria barra de entrada como barra de sinal. Terminei prematuramente a posição com um ganho de +1R prevendo a resistência intradiária de um duplo topo.

Numa estratégia de reversão, é preciso haver primeiro um avanço numa direção, preferencialmente várias velas seguidas, ou então uma vela longa, como foi o caso com a primeira vela urso da abertura. Esta vela acabou por encurralar os ursos, que tiveram de fechar as suas posições quando o Nasdaq rompeu definitivamente a máxima do dia anterior.

Quatro oportunidades de negociação no Nasdaq

As oportunidades de negociação com a estratégia de reversão do Nasdaq são exibidas no gráfico inicial.

O gráfico teve a primeira vela urso longa a romper a máxima da última sessão, sendo que reverteu na abertura com os touros a tomar conta do Nasdaq e encurralando os ursos.

Cerca das 16:30 o Nasdaq formou resistência com um padrão cabeça e ombros e uma boa vela de reversão junto à MME 20, dando uma oportunidade de negociação curta.

Pouco depois das 17:00 o Nasdaq testou a máxima do dia anterior, e providenciou uma oportunidade de negociação longa.

Outros mercados

Nos gráficos seguintes são mostradas as oportunidades de reversão do dia para o ETF EWZ também conhecido como Ibovespa Dolarizado e a criptomoeda Bitcoin (EURUSD). Este último mercado funciona 24h por dia, sendo considerado o horário de negociação a seguir o mesmo das ações.

EWZ 21 janeiro
Bitcoin 21 janeiro

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Este site usa cookies para uma melhor experiência do utilizador. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.