Day Trade QQQ: Tendência de Alta a Partir da Abertura

Esta é a análise técnica diária de 20 de janeiro para o ETF QQQ que acompanha o índices de ações Nasdaq 100 (Estados Unidos).

São realizadas a análise de pré-mercado no gráfico diário e as negociação intradiárias no gráfico de cinco minutos com a aplicação da estratégia de reversão de day trade.

Análise de pré-mercado

No gráfico diário, o Nasdaq testou o suporte da cunha e da média móvel exponencial de 20 dias, tendo a última sessão imprimido mais uma vela doji, desta vez com um corpo touro com uma alta 2 que impulsionou os touros.

O pré-mercado encontra-se a negociar em alta num novo máximo de sempre, pelo que será interessante seguir o price action e a sua reação em relação à resistência da cunha, considerando a tomada de posse no novo presidente dos Estados Unidos.

Sala de negociação (trading room)

Nos gráficos de cinco minutos são exibidas as negociações realizadas e não realizadas na sessão, uma espécie de antes e depois, com o objetivo de se fazer um comparativo e identificar as necessidades de melhoria.

A legenda de negociações é a seguinte:

  • Seta azul: negociação longa ou curta com R:R 2 (swing regular).
  • Seta lilás: negociação longa ou curta com R:R 1.5 (swing agressivo).
  • Seta verde: negociação longa ou curta com R:R 1.0 (scalp).

Duas negociações curtas com perda de -2R

Com um dia de tendência de alta a partir da abertura, com o Nasdaq praticamente sempre a negociar acima da média móvel exponencial de 20 dias, este é um dos dias impróprios a uma estratégia de reversão.

As duas negociações curtas que ocorreram, deram portanto ambas em perdas. A segunda entrada foi muito arriscada, contra a tendência de alta forte durante o dia, dando quanto muito para uma negociação scalp.

No gráfico diário pode ser visto como o Nasdaq abriu a negociar em alta, quebrando a máxima de sempre de 8 de janeiro e o canal lateral estreito da últimas seis sessões, possivelmente devido à tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, sendo no entanto este fator irrelevante aqui, uma vez que o price action não considera notícias na sua estratégia.

Fracas ou inexistentes oportunidades de negociações de reversão no Nasdaq

Todas as oportunidades de negociação de reversão do Nasdaq são exibidas no gráfico inicial.

Com uma tendência de alta a partir da abertura, o mercado não era apropriado a estratégias de reversão. A primeira negociação swing regular (seta azul) incorreria em perda, e embora se pudesse realizar ganhos com duas negociações scalp (assinaladas a verde), isto era no entanto muito arriscado.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.