Descobrir se Uma Tendência Forte está Prestes a Reverter

A estratégia do uso de average down em padrões de reversão no day trading está a revelar-se eficaz, desde que a volatilidade do título não seja elevada à semelhança do que aconteceu nos meses de março e abril.

Vantagens e desvantagens do average down

O average down tem como vantagens recuperar muitas posições que poderiam estar perdidas logo à partida, e obter um retorno maior pelo facto da exposição também ser maior com o tamanho da posição.

Tem como desvantagem, devido ao tamanho da posição que é superior a uma posição normal, no facto das perdas quando ocorrem serem grandes e descontroláveis.

Backesting

Um stop loss nominal, mesmo que grande, poderia resolver a questão das perdas descontroladas, mas ao conjugar a taxa de sucesso com o valor do risco, não sei se compensaria. Já fiz backtesting na INTC e nas últimas semanas o mercado tem estado atípico, com nenhuns dias de pura subida ou descida (touro ou urso), que é onde esta tática de average down tem as maiores falhas. Ou seja, com o backtesting nos dados disponíveis a estratégia é lucrativa.

Dois tipos de padrão numa forte tendência

Importa, no entanto, preparar-me para o cenário de um dia excecionalmente touro ou urso, que é o maior risco para a estratégia de reversão. Neste tipo de dias os padrões gráficos são essencialmente 1) parabólico ou 2) escada.

Padrão parabólico

Este padrão consta de várias velas longas consecutivas da mesma cor com poucas ou nenhumas sombras e sobreposições, podendo ou não ter algumas correções menores (bull ou bear flag). Para entrar numa posição em contra tendência é preciso primeiro haver um sinal de que a tendência está a enfraquecer.

Sinais de que a tendência está a enfraquecer com o padrão parabólico:

  • Depois do preço avançar numa direção existe uma última vela longa com um movimento rápido, marcando a exaustão da tendência.
  • Depois do preço avançar numa direção as velas começam a sobrepor-se umas às outras, verificando-se uma sobreposição em mais de 50% em relação a uma vela longa anterior.
  • Foram observadas duas ou mais correções menores.

Padrão escada

Este padrão faz lembrar a forma de uma escada pelo facto de apresentar uma série de altos e baixos superiores numa tendência touro, e uma série de altos e baixos inferiores numa tendência urso.

Sinais de que a tendência está a enfraquecer com o padrão escada:

  • A tendência começa a ficar mais irregular e mais volátil.

Pior cenário

No pior dos casos a tendência poderá nunca reverter substancialmente para fechar a posição durante o dia pelo menos em breakeven. Neste caso, e como já escrevi em artigo anterior, existe a hipótese de fechar a posição na abertura da sessão/dia seguinte, isto se o mercado se mostrar favorável a esta estratégia, que tem os seus riscos como é evidente.

Neste cenário é necessário olhar atentamente a gráficos como uma unidade temporal maior como os períodos diário ou horário, e ver nesta escala se está eminente uma reversão que apoie a tomada da decisão de manter a posição aberta durante a noite.

Conclusão

A estratégia de average down no day trading com padrões de reversão revela-se bastante lucrativa e com uma maior taxa de sucesso, mas apresenta um risco elevado de perdas elevadas em dias de forte tendência touro ou urso, em que o preço não apresenta correções significativas para se conseguir fechar a posição no mínimo a breakeven.

Quanto ao facto da estratégia ser ou não lucrativa a longo prazo, em que o total dos lucros é maior que o total das perdas, preciso de um maior números de dias na conta de simulação para chegar às devidas conclusões.