Dia de Retoma da Tendência no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Dia de retoma da tendência

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Num dia de retoma de tendência, existe uma tendência logo a partir da abertura e depois ação lateral que pode durar duas ou três horas, e finalmente um rompimento e retoma da tendência original.

A ação lateral a meio do dia tem por vezes três swings preguiçosos de contra tendência, e por vezes o terceiro falha em superar o segundo, formando uma bandeira cabeça e ombros (a maioria dos padrões de reversão cabeça e ombros falha e torna-se um padrão de continuação).

Como este padrão tem três impulsos em vez de dois, engana os traders, pensado que o movimento de contra tendência pode de facto ser uma nova tendência. Contudo, não se deixe enganar, e esteja pronto, quando vir uma boa configuração que o colocará no mercado na mesma direção da tendência da manhã.

A dificuldade deste tipo de dia é que a quitude do movimento lateral a meio do da geralmente conduz traders a desistir do dia, quando de facto deverão ver isto como uma oportunidade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.