Dia de Retoma da Tendência no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Dia de retoma da tendência

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Primeiro existe uma tendência a partir da abertura

Num dia de retoma de tendência, existe uma tendência a partir da abertura seguida de ação lateral que pode durar duas ou três horas, e finalmente um rompimento e retoma da tendência original.

Depois uma lateralidade prolongada a meio da sessão

A ação lateral a meio do dia tem por vezes três swings preguiçosos de contra tendência, e por vezes o terceiro falha em superar o segundo, formando uma bandeira cabeça e ombros (a maioria dos padrões de reversão cabeça e ombros falha e torna-se um padrão de continuação).

Finalmente um rompimento na direção da tendência anterior

Como este padrão tem três impulsos em vez de dois, engana muitos traders, ao pensar que o movimento de contra tendência pode de facto ser uma nova tendência. Contudo, não se deixe enganar, e esteja pronto, quando vir uma boa configuração que o colocará no mercado na mesma direção da tendência da manhã.

A dificuldade deste tipo de dia é que a quietude do movimento lateral a meio do da geralmente conduz a muitos traders desistirem da sessão, quando de facto deveriam ver isto como uma oportunidade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.