Duplo Topo e Duplo Fundo com Retração no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Duplo Topo com Retração

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Se um mercado forma um duplo fundo depois de uma liquidação, mas antes do touro levantar voo, tem depois uma retração que testa imediatamente acima da mínima , isto é uma configuração de duplo topo com retração. O mercado faz duas tentativas de descer, e ambas as vezes os compradores dominaram os vendedores no mesmo nível de preço.

O duplo fundo não tem de ser exato e geralmente o segundo fundo é inferior ao primeiro, fazendo com o padrão por vezes pareça com Cabeça e Ombros. Se o segundo fundo não atingir pelo menos o primeiro, existe o risco que o fundo esteja apenas a formar uma correção de duas pernas de lado para cima, sendo melhor procurar por um scalp longo em vez de um swing.

Um duplo fundo (ou topo) com retração deve ser pensado como um Fundo de Três Impulsos (ou um Triplo Fundo) em que o terceiro impulso não teve vendedores fortes o suficiente para criar uma nova mínima. Também pode ser pensado como duas tentativas falhadas para exceder o extremo anterior (geralmente uma Mínima 2), e duas tentativas falhadas usualmente conduzem a uma reversão.

Alguns analistas dizem que Triplos Fundos ou Topos falham e formam padrões de continuidade, mas requerem que os três extremos sejam idênticos até ao ponto. Com esta definição estrita, o padrão é tão raro que ao vale a pena mencionar. Os traders farão mais dinheiro ao usar definições genéricas. Quando alguma coisa lembra um padrão fiável, irá provavelmente ser negociado como um padrão fiável.

Este é um padrão de reversão é não de continuidade, como a Bandeira de Duplo Fundo. Ambos são entradas longas, mas um é o início de uma tendência (um padrão de reversão) e o outro ocorre numa tendência estabelecida (um padrão de continuidade), ou pelo menos até ter havido uma perna forte.

De igual forma, se existir um Duplo Topo e depois uma retração que chega perto da máxima, este Duplo Topo com Retraxao é uma boa configuração curta.

Quando existem vários impulsos (mais de três) que formam uma Bandeira Duplo Fundo Ampla, isto é também referido como acumulação. As instituições estão defendendo a mínima em vez de tentar correr os stops, indicando que acreditam que o mercado irá subir.

Uma Barra de Lacuna na MME geralmente proporciona o momento de Contra Tendência necessário que conduz a uma reversão de tendência.

Tentar apanhar um fundo num urso forte sem antes um rompimento forte de uma linha de tendência não é uma boa abordagem. Num urso, os traders astutos entram em posições curtas a Favor da Tendência na MME, como uma MME2.

Quando tem de olhar muito para um padrão, é geralmente melhor não negociar até desenvolver um padrão forte e claro.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.