Escolher o mercado, título e horizonte temporal do investimento

Última Atualização a 01/06/2020

As figuras seguintes apresentam dois gráficos de velas: um diário e outro de 1 minuto. Consegue distinguir um do outro?

Screenshot_2019-11-20-MSFT-150-54-0-1-Diary

Screenshot_2019-11-20-MSFT-150-56-0-11-Diary

É difícil distinguir os dois tipos de gráficos porque o comportamento dos preços é semelhante, independente do horizonte temporal. Estas figuras mostram os gráficos de velas de 1 minuto e diário respetivamente do título Microsoft (MSFT).

Day trading

Por este motivo, e de um modo geral, o investidor iniciado irá aprender quanto mais negociações fizer. O day trading numa conta de simulação é o recomendado, porque permite fazer o maior número de negociações no mesmo espaço de tempo, entrando e saindo de uma ou mais posições no mesmo dia.

Swing trading

Senão for possível começar no day trading, pela disponibilidade de tempo exigida, então o investidor iniciado deverá praticar o swing trading numa conta de simulação, mantendo a mesma posição dois ou mais dias.

Volatibilidade

Só é possível ganhar dinheiro na bolsa de valores a curto prazo se houver volatilidade de preços. Para um iniciado, os títulos com grande volatilidade devem ser evitados, porque acarretam maior risco. Por outro lado, mercados com pouca volatilidade não apresentam oportunidades de negociação.

É também importante considerar a liquidez do título, preferindo-se títulos com grande liquidez, porque a entrada e saída é mais rápida, e não existe tanta manipulação de mercado pelos grandes investidores institucionais.

Grande parte dos títulos mais capitalizados do NASDAQ na bolsa de valores norte-americana reúnem as condições de volatilidade e liquidez ideias para um iniciado praticar. Incluem-se aqui títulos como a Microsoft (MSFT), Paypal (PYPL), Ebay (EBAY), Intel (INTL), Facebook (FB), Apple (AAPL) e Adobe (ADBE). Investidores e traders de todo o mundo estão com os olhos postos nestas ações.

Reduzir o risco

Devido à incerteza dos mercados, importa reduzir ao mínimo os riscos associados, com uma gestão do risco adequada. Os títulos são influenciados pelo mercado no geral, mas cada um tem características únicas. Se o iniciado acompanhar e negociar várias ações ao mesmo tempo, irá multiplicar o grau de incerteza, e consequentemente o risco.

Por este motivo, é recomendável ao iniciado negociar somente um título antes de começar a acrescentar outros títulos, desde que o mesmo seja bem selecionado e de acordo com o atrás referido.

Somente após resultados positivos e consistentes de negociação com um título numa conta de simulação, se deve avançar para um conta com dinheiro real. Esta é outra das formas de redução do risco. Um piloto de aviação antes de pilotar um avião real tem dominar um ambiente de simulação, e o mesmo deve acontecer com o trading.

Já Tem Uma Estratégia de Trading?

Insira o seu email para receber a nossa estratégia simples de day trading.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.