Existem Dois Tipos de Barras/Candles

Os padrões de barras ou candles por si só não têm qualquer significado no trade. Alguém que use apenas estes padrões está condenado a perder dinheiro nos mercados.

No entanto, os padrões de barras quando usados em conjunto com outros elementos fundamentais do price action, como as linhas de tendência e de canal, níveis de suporte e resistência, e a estrutura de mercado, ganham significado.

Existem apenas dois tipos de barras a partir do qual todos os padrões de barras são formados: 1) barras de tendência e 2) barras de indecisão ou doji.

Uma barra é formada pelo corpo e sombras. Quando a barra não tem sombras ou estas são pequenas quando comparadas com o corpo, trata-se de uma barra de tendência. No caso de uma barra de tendência touro, a abertura é igual ou perto da mínima e o fecho é igual ou perto da máxima. Numa barra de tendência urso, a abertura é igual ou perto da máxima e o fecho é igual ou perto da mínima.

Quando uma barra não tem corpo (a abertura é igual ao fecho) ou o corpo é pequeno quando comparado com as sombras, trata-se de uma barra de indecisão ou simplesmente doji.

As barras de tendência fazem o preço caminhar numa direção enquanto os doji são barras de indecisão significando uma pausa no preço. Também podem existir várias barras de tendência sobrepostas, neste caso formando uma lateralidade, em que o preço anda de lado.

Para entrar numa posição com price action, é preciso primeiro uma barra de sinal em confluência com outros elementos fundamentais acima descritos. Idealmente a barra de sinal é uma barra de tendência na direção da nossa entrada. Isto porque a barra já provou que um dos lados, touro ou urso, tomou conta do mercado oferecendo uma vantagem probabilística ao trader de que o preço irá na mesma direção da barra.

O modo mais conservador de entrar numa posição é com uma ordem stop um ponto acima de uma barra de sinal com tendência touro ou um ponto abaixo de uma barra de sinal com tendência urso. É uma forma de aproveitar o momento com uma entrada no rompimento da barra de sinal.

O local mais lógico para colocar o stop protetivo é no lado oposto ou perto do extremo da barra de sinal. Se uma barra de sinal for muito grande poderá não ser a ideal como sinal de entrada, principalmente porque o stop fica muito longe da entrada, e consequentemente o target ficaria a uma grande distância da entrada.

Outro motivo para não entrar com uma barra de sinal grande é o facto de muitas barras grandes formarem lateralidades. Não vai querer comprar num rompimento de uma lateralidade porque a maioria dos rompimentos em lateralidades falham. Muitos traders operam esta configuração conhecida como rompimento falhado.

Existem no entanto, situações em que uma barra de tendência grande pode ocorrer num mercado em tendência, podendo ter vários significados em função da sua posição.

Uma barra grande que rompe uma lateralidade e forma o início de uma tendência é sinal de força e início de uma nova tendência. Se a tendência continuar o momento, e depois da primeira retração for observada nova barra grande, isto significa a continuidade da tendência. Mais tarde na tendência, e se depois de duas ou mais retrações for observada nova barra de tendência grande, o trader deverá suspeitar que a tendência poderá estar perto do fim. As barras grandes no final de um movimento podem significar exaustão do preço e uma potencial reversão.

No caso de uma tendência touro, a exaustão do preço é normalmente vista no gráfico como um movimento rápido, mostrando scalpers e algoritmos de alta frequência a comprar e a espremer o mercado até ao ultimo ponto da subida bem. É também nesta fase que entram os compradores tardios (muitos deles amadores). Os vendedores e traders de contra tendência aguardam ainda para iniciar as suas posições curtas enquanto o preço não chega aos níveis pretendidos, normalmente um nível de suporte ou resistência, ou uma linha de canal.

Quando se formam vários dojis sobrepostos uns aos outros podendo ter ou não algumas barras de tendência pelo meio, isto é uma espécie de lateralidade, a que Al Brooks chama de arame farpado. Isto é um mercado muito difícil de negociar, em que vale a pena aguardar por mais price action com a clarificação do mercado, que mais cedo ou mais tarde ocorrerá.

Deixe um comentário

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.