Existem Dois Tipos de Barras/Candles

Os padrões de barras ou candles quando usados em conjunto com outros elementos essenciais do price action como os níveis de suporte e resistência e a estrutura de mercado ganham significado.

Existem apenas dois tipos de barras a partir do qual todos os padrões de candles são formados: 1) barras de tendência e 2) barras doji.

Barras tipo 1 e tipo 2

Barras de tendência

A barra de tendência mostra momento do preço exibindo as seguintes características:

  • Tem um tamanho aproximado ou superior à média das barras anteriores.
  • Numa barra de tendência de alta, o fecho é acima da abertura, a sombra superior é inexistente ou insignificante e a sombra inferior não ocupa mais de dois terços da barra.
  • Numa barra de tendência de baixa, o fecho é abaixo da abertura, a sombra inferior é inexistente ou insignificante e a sombra superior não ocupa mais de dois terços da barra.

Várias barras de tendência consecutivas com pouca sobreposição fazem o preço subir ou descer. Por outro lado, várias barras de tendência sobrepostas significam uma pausa no preço com o mercado a andar de lado.

As melhores barras de sinal e entrada de apoio a um setup são geralmente barras de tendência.

Nestes casos, a barra de sinal é uma barra de tendência na direção da entrada. Isto porque a barra já provou que um dos lados, touro ou urso, tomou conta do mercado aumentando a probabilidade de sucesso da operação.

De igual modo, a barra de entrada a seguir á barra de sinal é uma barra de tendência indicando que existe continuação do momento na direção desejada.

Barras doji

A barra doji significa indecisão do preço podendo exibir qualquer das seguintes características:

  • Não tem corpo (a abertura é igual ao fecho) ou o corpo é pequeno quando comparado com as sombras (o corpo ocupa menos de um terço da barra).
  • Tem um tamanho inferior à média das barras anteriores independentemente da cor.

Quando se formam vários dojis sobrepostos uns aos outros podendo ter ou não algumas barras de tendência pelo meio, isto é uma espécie de lateralidade, a que Al Brooks chama de arame farpado. Isto é um mercado muito difícil de negociar, em que mais vale a pena aguardar por mais price action se formar.

Uma barra doji por si só significa uma pausa no preço. A seguir a uma barra de tendência, e no contexto certo, pode indiciar um grande momento.

Se a qualquer momento o trader estiver indeciso de qual o tipo de barra é porque é uma barra |doji.

Barras de tendência grande

Uma barra de tendência grande pode indicar consolidação ou momento consoante o contexto.

Numa estrutura de mercado em lateralidade, uma barra de tendência grande muito provavelmente não terá continuidade, porque a maioria dos rompimentos de lateralidade falham.

Numa estrutura de mercado em tendência, uma barra de tendência grande, pode ter vários significados em função da sua posição na tendência.

Uma barra grande que rompe uma lateralidade com sucesso e inicia uma nova tendência é sinal de força. Se o momento continuar, e depois da primeira retração for observada nova barra de tendência grande, isto significa a continuidade da tendência com uma segunda perna.

Mais tarde, e a seguir à segunda ou terceira retrações, se for observada nova barra de tendência grande, o trader deverá suspeitar que a tendência possa estar perto do fim com a exaustão do preço seguida de uma potencial reversão ou lateralidade.

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.