Falhas de Barras de Sinal e Entrada no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Falhas de Barras de Sinal e de Entrada

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Corrida aos stops

Quando os traders entram numa operação, muitos colocam stops protetivos um ponto antes da barra de sinal. Depois da barra de entrada fechar, alguns movem o stop um ponto antes da barra de entrada.

Como se pode saber isto? Simplesmente a observar os gráficos

Observe qualquer gráfico e encontre possíveis barras de sinal e entrada, e veja o que acontece quando uma barra reverte para além delas. Muitas vezes, a reversão é na forma de uma barra de tendência forte, e a maioria das vezes o movimento será suficiente para pelo menos um scalp. Isto acontece porque assim que os novos traders saem das suas posições em perda, ficam mais cautelosos e querem ver mais price action antes de reentrar na mesma direção. Isto deixa o mercado nas mãos de só um lado, pelo que o movimento é geralmente rápido e grande o suficiente para um scalp.

As falhas de um ponto são comuns

Porque é que um rompimento falhado de 1 ponto é tão comum, especialmente no E-mini? Com ações, as falhas usualmente têm 1 a 10 cêntimos de rompimento falhado, dependendo do preço da ação e da sua personalidade. Cada ação tem características distintas de operação, presumivelmente porque muitas das mesmas pessoas operam todos os dias, pelo que um pequeno grupo de traders a negociar volume suficiente pode mover o mercado o suficiente para criar padrões recorrentes.

Se o mercado estiver em lateralidade para tendência de baixa num touro fraco, muitos traders acreditam que se a corrente barra se estender um ponto acima da barra anterior, os traders irão comprar aqui num stop. A maioria dos traders astutos espera isto. Contudo, se outros traders com suficiente volume sentirem que a correção não se estendeu o suficiente (por exemplo, se acreditam que é mais provável um movimento de duas pernas), estes traders poderão entrar curto um ponto abaixo da barra anterior. Se o seu volume sobrecarregar o das novas posições longas, e não aparecem novas longas para segurar o preço, o mercado irá provavelmente operar em baixa por um ponto ou dois.

Neste momento, os novos compradores estão a sentir-se nervosos, quanto mais tempo o mercado permanecer em baixa mesmo que seja por poucos pontos, maior será o número de touros preocupados de estar errados. Muitos irão começar a vender ao preço de mercado, outros irão colocar ordens de saída um ou dois pontos abaixo, talvez baseando estas ordens no gráfico de 1 ou 3 minutos, com a ordem um ponto abaixo da barra mais recente.

Logo que estas ordens sejam ativadas, os novos compradores irão tornar-se vendedores, empurrando o preço ainda mais para baixo. Também, as curtas originais pressentem que as novas longas estão encurraladas e alguns irão aumentar as suas posições curtas. À medida que o preço cai três, quatro ou cinco pontos, os compradores que saíram das suas posições irão mudar de comprar para aguardar e verem mais price action. Na ausência de compradores, o preço continuará a descer à procura de oferta suficiente para satisfazer os vendedores. A certo momento, os vendedores começarão a cobrir e realizar lucros, diminuindo a queda do preço, e os compradores começarão outra vez a comprar. Logo que pressão de compra ultrapasse a pressão de venda, o preço começará a subir novamente.

Quase sempre, e invariavelmente, os primeiros compradores começaram a comprar Contra Tendência antes de um sinal de força touro, como um impulso acima de uma linha de tendência urso. Ou estão a comprar acima de uma grande barra doji com um corpo pequeno no topo de Arame Farpado ou uma bandeira urso erroneamente lida como uma reversão.

Stops protetivos em barras de tendência grandes

Outra situação comum é quando existe uma grande barra de tendência com pequenas sombras ou sem sombras. Se é uma barra de tendência, muitos traders colocam os seus stops protetivos um ponto abaixo da barra. É comum o mercado trabalhar abaixo e atingir os stops, encurralando os traders, e de seguida reverter na direção da barra de tendência inicial.

Testes de rompimento

Outra situação, são as Retrações de Rompimento testarem o preço de entrada ao ponto exato, encurralando os traders menos atentos que depois têm de perseguir o mercado e reentrar a um pior preço.

A Falha de Um Ponto é um sinal fiável de que o mercado irá seguir na outra direção, pelo que procure setups que permitam uma entrada.

Tudo isto se aplica a mercados de baixa, e as falhas podem por vezes ser dois pontos, e até cinco a dez pontos numa ação de $200.

Entrar a favor da tendência precisa de sinais de força e não ter sinais de reversão

Uma Máxima 2 por si só não é um sinal de compra. Tem de existir outros sinais de força, e certamente não existirem sinais de reversão (como um rompimento de linha de tendência e reversão em baixa de uma Máxima Alta).

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.