Falhas de Linha de Tendência e Linha de Canal no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Falha de Falha em Canal

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Linhas de tendência e canal seguram o preço

As Linhas de tendência e linhas de canal deverão se segurar com o price action as testa, indicando que foram bem sucedidas a conter a tendência.

Algumas vezes uma linha irá falhar em segurar o price action, e o mercado reverte no teste da linha. O rompimento de uma linha de tendência tem a implicação oposta do rompimento de uma linha de canal. O rompimento de uma linha de tendência significa uma possível reversão de tendência, mas o rompimento de uma linha de canal significa que a tendência cresceu em força tornando-se ainda mais inclinada.

Rompimento da linha de tendência

Um rompimento da linha de tendência é o primeiro passo numa reversão de tendência, e se o rompimento é forte, as probabilidades de um teste bem sucedido do estremo da tendência aumentam. Por exemplo, depois de um rompimento de uma linha de tendência urso, o teste da mínima provavelmente formará uma Mínima Máxima e pelo menos uma segunda perna, ou então Mínima Baixa e pelo menos um movimento de duas pernas.

Linhas de tendência inclinadas

Linhas de tendência inclinadas com um rompimento falhado de uma ou duas barras são padrões fiáveis a Favor da Tendência e portanto atraem muitos traders. Contudo, sempre que um padrão fiável falha, existirá também um grande número de traders encurralados. A reversão será provavelmente um trade lucrativo, podendo resultar numa reversão de tendência rápida e acentuada. Isto é mais comum no gráfico de 1 minuto, mas é melhor evitar operar em contra tendência nos gráficos de 1 minuto, já que a maioria das reversões falha. Deverá negociar sempre na direção do gráfico de 5 minutos.

Linha de canal falhada

Sempre uma uma linha de canal falha (o mercado rompe através da mesma em vez de a rejeitar), deverá assumir que a tendência é mais forte do que pensava, devendo procurar por entradas a Favor da Tendência.

Linha de tendência falhada

Qualquer rompimento de linha de tendência inclinada, mesmo com uma boa barra de reversão (uma barra interna por exemplo), é um setup para uma entrada a Favor da Tendência.

Falha de uma falha conduz a duas pernas

Falhas de falhas são geralmente boas para movimentos de duas pernas, e quando ocorre numa Linha de Tendência Micro, opera como uma configuração de retração de rompimento, mesmo com uma Mínima Baixa ou Máxima Alta.

Barra externa como lateralidade

A convenção geral para operar barras externas, é colocar uma entrada stop um ponto acima da sua máxima e um ponto abaixo da sua mínima, e entrar na ativação do sinal. Contudo, em geral, deve-se aguardar por mais price action, que pode ser observado por exemplo no movimento lateral de preço significando que muitos trades estão a aguardar por mais confirmação.

Padrão climático falha

Quando um padrão climático falha em fazer um momento de Contra Tendência, então assuma que leu o mercado mal estando à procura de entrar na direção errada.

Não tente adivinhar as barras, aguarde sempre o seu fecho e a próxima barra para confirmar o sinal.

Não entrar contra tendência num dia de forte tendência

Num dia de tendência forte urso, os melhores traders não irão procurar por entradas de Cunha. Em vez disso, procurarão vender perto da MME. Nestas condições, estes traders venderão todos os sinais falhados de compra assim como entradas de Mínima 1 e Mínima 2.

Num dia de forte tendência urso, está a perder todas as entradas curtas a Favor da Tendência porque está a ver linhas de canal e potenciais reversões no que acredita ser uma venda sobre aquecida num dia de lateralidade (canais em padrões de Impulso e Canal sempre parecem assim). Seja paciente, e apenas opere a Favor da Tendência, se existir uma barra de reversão tão clara e forte não precisa de desenhar a linha para ver o excesso.

Opere apenas no que está a acontecer, não no que acredita

Não opere no que acredita que está a acontecer. Apenas opere o que está a acontecer, mesmo que pareça impossível.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.