Gestão do dinheiro: Nível iniciado

Última Atualização a 01/06/2020

Saber determinar qual o tamanho da conta de investimento com o dinheiro a negociar, estabelecer o stop loss apropriado para limitar as perdas, determinar o target para prever o potencial lucro e calcular o tamanho da posição através do número de ações a negociar, são todas tarefas fundamentais para aumentar as hipóteses de sucesso nos mercados financeiros. Isto é também conhecido com a gestão do dinheiro

Esta atividade não é nada fácil e exige vários níveis de proficiência, que vão sendo ultrapassados à medida que a experiência do trader aumenta. Neste artigo apresento como um iniciado na bolsa pode fazer a sua gestão do dinheiro. As técnicas apresentadas são de natureza generalista considerando o investimento em ações de empresas com grande capitalização no Nasdaq e New York Stock Exchange (NYSE), com a Intel (INTC), Ebay (EBAY) ou Cisco (CSCO).

No nível de iniciado o trader ainda tem pouca ou nenhuma experiência e importa simplificar o máximo possível.

4 atividades criticas na gestão do dinheiro

Tamanho da conta – Um trader iniciado nunca deve começar a negociar nos mercados com uma grande conta. Por exemplo, uma conta de $2.500 poderá ser suficiente para se iniciar o investimento na bolsa. Não recomendo uma conta mais pequena porque qualquer lucro acaba por ser absorvido pelas comissões. No nível de iniciado, a conta deve ser de simulação, ou seja, sem dinheiro real. Este aspeto é de fundamental importância. Quem não consegue ganhar numa conta de simulação, também não o irá conseguir numa conta com dinheiro real.

Stop loss – Estabelecer um número redondo para o stop loss de 1% a partir da entrada.

Target – Estabelecer um múltiplo do stop loss de 2, o que equivale a 2% (2 * 1%). Isto significa que para 1% de risco existe uma recompensa de 2%, ou seja, um risco recompensa de 1:2.

Tamanho da posição – Se uma ação tem o preço de $50, o stop loss a contar da entrada na posição é de $0,5 ($50 * 1%). Se o trader arriscar 1% de uma conta de 2.500€ em cada negociação, significa que existe uma possibilidade de perda de 25$ (entrada e saída de uma posição). O tamanho da posição é calculado como o dinheiro em risco ($25) a dividir pelo stop loss de cada ação ($0,5), equivalendo neste caso a 50 ações ($50 / $0,5).

Resumindo

Um trader iniciado com uma conta de $2.500, investe num bloco de 50 ações de preço $50 por unidade, com um risco de 25$ (1%) e uma possibilidade de recompensa de $50 (2%).

Saber fazer uma correta gestão do dinheiro é uma das atividades mais críticas de um trader para ter um sucesso consistente a longo prazo. Dentro da gestão do dinheiro incluem-se as atividades de estabelecer o tamanho da conta, determinar o stop loss e o target e calcular o tamanho da posição.