Gestão do dinheiro: nível intermédio – introdução

Última Atualização a 09/06/2020

Saber determinar qual o tamanho da conta de investimento com o dinheiro a negociar, estabelecer o stop loss apropriado para limitar as perdas, determinar o target para prever o potencial lucro e calcular o tamanho da posição através do número de ações a negociar, são todas tarefas fundamentais do trader para aumentar as hipóteses de sucesso nos mercados financeiros. Isto é também conhecido com a gestão do dinheiro

Esta atividade não é fácil e exige vários níveis de proficiência, que vão sendo ultrapassados à medida que a experiência do trader aumenta. No artigo gestão do dinheiro: nível iniciado apresentei como um iniciado na bolsa com pouca ou nenhuma experiência pode fazer a gestão do dinheiro simplificando o máximo possível.

Este artigo faz a introdução à gestão do dinheiro no nível intermédio. As técnicas apresentadas são consideradas para o investimento em ações de empresas com grande capitalização no Nasdaq e New York Stock Exchange (NYSE), como a Intel (INTC), Ebay (EBAY) ou Cisco (CSCO).

No nível iniciado, e depois de muitas negociações, o trader deverá determinar qual o tipo de padrão mais lucrativo (ou com menos prejuízo!). Só depois dos primeiros resultados consistentes com um tipo de padrão, e em condições de mercado com vários níveis de volatilidade, se poderá passar para o nível intermédio, altura em que se inicia a otimização.

A gestão do dinheiro pode ser diferente consoante os vários tipos de padrões gráficos: momento, reversão e canal. Nos padrões de momento o preço continua ou rompe numa determinada direção. Nos padrões de reversão o preço muda de direção, sendo também conhecidos como padrões de contra tendência. Nos padrões de canal o preço anda entre as linhas de suporte e resistência que formam o canal.

Tamanho da conta

O tamanho da conta no nível intermédio é igual para todos os tipos de padrões

À semelhança da gestão dinheiro no nível iniciado, o valor depositado na conta deve ser mínimo para dar alguma margem de lucro (ou prejuízo) e cobrir o valor das comissões. Por exemplo, uma conta de $2.500 poderá ser suficiente para se iniciar o investimento na bolsa com uma corretora que tenha baixas comissões.

No entanto, no nível intermediário a conta ainda é de simulação, pois ainda existem muitos erros crónicos que têm de ser eliminados. Este aspeto continua a ser de elevada importância. Só no nível avançado é possível ter uma conta real, depois de resultados consistentes durante vários meses e sob várias condições de mercado, especialmente aprender a negociar com vários níveis de volatilidade.

Entrada, stop loss e target

A entrada, stop loss e target devem ser localizados no gráfico de preços num local lógico determinado pelo price action e ferramentas da análise técnica usadas, otimizando-se a taxa de sucesso com o rácio risco:recompensa.

Um bom ponto de partida é uma taxa de sucesso de 50% com um rácio risco:recompensa 1:2. Existem, no entanto, outras combinações possíveis que podem ser usadas, e que são desenvolvidas com a experiência do trader.