Gestão do Risco segundo Tom Hougaard

Nas minhas recentes leituras conheci o trabalho publicado do trader dinamarquês Tom Hougaard. Gosto de conhecer traders fora dos EUA com perspetivas diferentes para fugir ao estereótipo do trader comum americano.

Hougaard, numa das suas publicações sobre a gestão do dinheiro, escreve que arrisca pelo menos 3% em cada trade, alertando, contudo, que é um trader experiente para este nível de risco. Não iniciou certamente com este nível de risco, e aconselha a forma conservadora de fazer crescer uma conta com um risco de 1%.

Nesta publicação, Hougaard elabora o calculo com o tamanho das suas posições, dividida em três níveis.

1. Trade a 100%

Um trade com uma posição de 100% é considerado uma operação normal.

Neste tipo de mercado a volatilidade é geralmente normal, mas também poderá ser alta. O que importa aqui identificar no gráfico a localização do stop loss ideal.

2. Trade a 50%

Um trade com uma posição de 50% é considerado uma operação preocupante.

Existem duas perspetivas para este tipo de trade.

2.1 Perspetiva 1

Aumentar 2x o tamanho do stop loss reduzindo o tamanho da posição para metade, diminuindo-se desta forma a probabilidade de ser parado.

2.2 Perspetiva 2

Arriscar o mesmo número de pontos do trade a 100% mas com metade do tamanho da posição, reduzindo assim o valor da perda (e lucro) no caso de estar errado.

No trade a 50% existe algo inquietante ocorre que não permite operar normalmente. Talvez o trader esteja entorpecido ou não consegue a entrada ideal, mas sente que quer estar no mercado de qualquer forma. Ou ainda a volatilidade do mercado pode ditar uma abordagem diferente para a entrada.

3. Trade a 25%

Um trade com uma posição de 25% é considerado uma operação com maior stop loss. Neste caso existe uma maior incerteza como não encontrar o stop loss e/ou a entrada ideal, mas o trader quer participar de qualquer forma no mercado, pois observa que pode existir uma oportunidade.

Número de pontos para o stop loss

Para ter uma ideia do risco em pontos, Hougaard dá um exemplo do tamanho do stop loss para cada um dos três tipos de trade no índice de ações americano Dow Jones.

  • Trade 100%: É esperado um stop entre 40 a 60 pontos
  • Trade 50%: É esperado um stop de 50 a 100 pontos
  • Trade 25%: É esperado um stop de 100 a 200 pontos

Deixe um comentário