Gestão do risco

Última Atualização a 05/06/2020

Um trader não pode esperar ganhar em todas as negociações. Não existe tal coisa como 100% de certeza no investimento dos mercados financeiros. Para ser lucrativo, o somatório dos lucros tem de ser superior ao somatório das perdas em todas as negociações, conhecido como o rácio de lucros/perdas.

A gestão do risco surge como resposta à incerteza dos mercados. e este processo inicia com o estabelecimento do contexto.

Estabelecimento do contexto

O contexto de um trader iniciado é diferente de um trader experiente, assim como o contexto de um trader independente é diferente de um trader institucional. Importa desta forma adaptar as estratégias à experiência e tipo de trader.

Premissas de investimento

A estratégia abordada no PriceAction.pt destinam-se a investidores independentes e iniciados, com as seguintes premissas:

  1. Nunca negociar numa conta com dinheiro real antes de provas dadas numa conta de simulação.
  2. Como não é possível ter 100% de certeza nos mercados, importa isolar e controlar aquilo que é previsível, reduzindo-se a incerteza do investimento ao mínimo possível.
  3. Existem dezenas de técnicas e teorias de investimento na bolsa de valores, com uma nova combinação em múltiplas estratégias. Importa simplificar o processo de investimento, reduzindo ao essencial as técnicas e teorias.
  4. A escolha de um único mercado e título para negociação elimina grande parte desta incerteza. Só depois de se obter o máximo de aprendizagem com um título, se avança para outros títulos e/ou mercados.
  5. As negociações de curto prazo, como o day trading (entrada e saída da posição no mesmo dia) ou o swing trading (manter uma posição dois ou mais dias), permitem ao iniciado fazer mais negociações, e por conseguinte aprender mais rapidamente.

Escalamento do objetivo

O objetivo semanal é de 3,16% com a média diária de 0,63%, com um objetivo de rentabilidade anual de 139%. Trata-se de um objetivo audaz, e consequentemente de maior risco. Este objetivo tem de ser escalado, sob pena do trader expor-se a riscos maiores quando ainda não tem a experiência necessária.

Como objetivo intermédio almeja-se os 70% de retorno anual, o que dá uma média semanal de 1, 58%. Só depois de obtidos resultados consistentes com esta meta intermédia, passa-se para o objetivo final dos 139% de retorno.

Rácios de risco:recompensa

As táticas específicas de entrada, saída, stop loss e tamanho da posição para cada negociação, são elaboradas na fase de gestão do dinheiro para os padrões gráficos de momento e reversão. Importa na gestão do risco fazer uma simulação de vários cenários.

Simulação 1 – sem average down

N.º posições
Risco/recompensa
1 0,90%
2 0,60%
4 0,30%
2 0,00%
6 -0,30%
15 1,50%
R:R = 1:1.83
Taxa de sucesso 47%

Na simulação 1 consideraram-se 15 posições semanais com uma taxa de sucesso de 47%, e o rácio de risco:recompensa 1:1.83.

Simulação 2 – com average down

Tipo N.º posições Risco/recompensa
Simples (+) 1 0,60%
Simples (-) 0 -0,30%
Simples (0) 0 0,00%
Average down 2x (+) 3 0,90%
Average down 2x (-) 0 -0,90%
Average down 2x (0) 0 0,00%
Average down 3x (+) 1 0,60%
Average down 3x (-) 2 -1,20%
Average down 3x (0) 1 0,00%
8 1,50%
R:R = 1:1.63
Taxa de sucesso 63%

Na simulação 2, que inclui o average down, consideraram-se 8 posições semanais com uma taxa de sucesso de 63%, e o rácio de risco:recompensa 1:1.63. Cada posição pode ter até três negociações em average down. Nas negociações simples e em average down 2x, não foram contabilizados negócios com resultado negativo ou nulo, porque se os preços inverterem na direção contrária ao esperado, avançam-se até à negociação em average down 3x.

Próximo nível de gestão do risco

Logo que o resultado de 50% anual seja consistente, avança-se para o próximo nível de rentabilidade de 100%. Para obter esta nova rentabilidade ao negociar o mesmo título, é necessário gerir o tamanho da posição, incluindo a utilização de alavancagem (margem) de acordo com a volatilidade do título. De referir que a estratégia definida apenas permite alavancagem até 2x, ou seja, investindo até ao dobro do tamanho da conta.