No passado cometi erros graves na gestão do dinheiro e do risco, operando grandes posições para a minha experiência nos mercados e muitas vezes não usando stops protetivos.
O problema das comissões fixas
Um dos fatores que me conduziu a operar posições maiores foi o facto de trabalhar com corretoras com comissões fixas. Se entrasse na bolsa com uma pequena posição, o valor que ganhava ou perdia era menor que as comissões, e portanto naturalmente não justificava operando com posições maiores.
As contas pequenas beneficiam de uma estrutura de comissões por percentagem
Depois descobri as corretoras com estrutura de comissões por percentagem, em que posso operar com posições baixas, com um risco mínimo, e portanto o ideal para uma conta pequena.
Importa no entanto definir uma estratégia para a gestão do dinheiro e do risco, sendo que estes dois conceitos acabam por estar relacionados, chamando ao mesmo para efeitos de simplificação como o valor do risco.
Como fazer a gestão do valor do risco numa conta pequena
Isto torna-se ainda mais importante numa conta de margem, em que muitas vezes o valor da posição é superior ao valor da conta. Muitos traders, por motivos vários, preferem trabalhar a partir de contas pequenas, mesmo que tenham possibilidades para contas maiores
Estabeleci os resultados semanais na conta como referência para a semana seguinte na gestão do valor do risco.
- Perdi dinheiro na semana: na semana seguinte reduzo o valor do risco.
- Terminei a semana com +- o mesmo dinheiro na conta: na semana seguinte mantenho o valor do risco.
- Ganhei dinheiro na semana: na semana seguinte aumento o valor do risco.
Exemplo
- Valor do risco inicial de $0,25
- Ganhei na semana: valor do risco aumenta para $0,50
- Voltei a ganhar na semana: valor do risco aumenta para $1,00
- Perdi na semana: valor do risco diminui para $0,50
- Terminei a semana com +- o mesmo valor: valor do risco mantém-se nos $0,50
- Ganhei na semana: valor do risco sobe novamente para $1,00.
- Idem
Conclusão
A gestão do valor do risco é de extrema importância no trade, sendo que numa conta pequena o cuidado deverá ser redobrado.
A estratégia é subir este valor de uma forma faseada à medida que o trader ganha confiança e consistência nos mercados. Não fará sentido, por exemplo, subir o valor do risco se o trader se encontra a perder nos mercados semana após semana.