Gráfico de Velas Japonesas

Atualizado a

Gráfico de velas diário da Intel

Os gráficos de velas são uma forma de representação gráfica que pode ser usada em qualquer horizonte temporal na análise técnica de um título.

Na figura acima é ilustrado o exemplo de um gráfico de velas diário do título Intel (INTC).

Estes gráficos são também conhecidos como gráficos de velas japonesas porque apareceram em primeiro lugar no Japão de acordo com Steve Nison, que popularizou esta técnica no ocidente.

Velas de subida e descida

Cada vela é formada pelos preços de abertura, máximo, mínimo e fecho.

Quanto o fecho está acima da abertura é desenhada uma vela de cor branca, significando que os preços subiram em relação à vela anterior. Quando o fecho está abaixo da abertura é desenhada uma vela de cor preta, significando que os preços desceram em relação à vela anterior.

O espaço entre a abertura e fecho é denominado de corpo. As linhas finas acima e abaixo do corpo são denominadas de sombras.

Os topos e fundos da sombra são o máximo e mínimo das velas respetivamente.

velas-de-subida-e-descida

Longo vs Curto

Corpos compridos indicam forte pressão de compra ou de venda. Quanto mais comprido for um corpo, mais intensa é a pressão de compra ou venda. Corpos curtos indicam pouca atividade de compra ou venda, ou indecisão.

velas-curtas-vs-longas

Sombras

As sombras superiores e inferiores nas velas japonesas fornecem pistas importantes sobre a sessão da negociação.

Velas com sombras longas significam que grande parte da ação ocorreu longe dos preços de abertura e fecho. Velas com sombras curtas significam que grande parte da ação ocorreu perto perto dos preços abertura e fecho.

Uma vela japonesa com uma grande sombra inferior e um corpo curto superior significa que os vendedores forçaram os preços para baixo, mas os compradores entraram em força e empurraram os preços para cima perto do preço de abertura. O contrário de passa no caso de uma grande sombra superior.

velas-com-sombras

Padrões de velas

SPINNING TOP

Velas com corpos pequenos e grandes sombras superiores e inferiores são conhecidos como spinning tops. O corpo pequeno mostra pouco movimento entre a abertura e fecho, e as sombras grandes indicam que ambos compradores e vendedores foram ativos durante a sessão.

A cor do corpo não é muito importante. Este padrão mostra indecisão entre compradores e vendedores.

Se um spinning top é formado durante um movimento de subida, isto geralmente significa que já não existem muitos compradores disponíveis, e pode ocorrer uma possível alteração de direção.

Se um spinning top é formado num movimento de descida, isto geralmente significa que não existem muitos vendedores disponíveis, e pode ocorrer uma possível mudança de direção.

 spinning-top

MARUBOZU

Uma vela marubozu é representada somente pelo corpo não tendo sombras, significando que os preços do máximo e mínimo são iguais à abertura e fecho.

Um vela branca marubozu é uma vela otimista em que os comprados estão no controlo durante toda a sessão.

Um vela preta marubozu é uma vela pessimista em que os vendedores estão no controlo durante toda a sessão.

marubozu

DOJI

Um Doji ocorre quando os preços de abertura e fecho estão muito próximos, resultando num corpo muito pequeno. O comprimento das sombras superior e inferior que refletem a negociação durante toda a sessão não conseguindo influenciar o preço.

A interpretação de um Doji é que não existe clara direção do mercado, constituindo portanto um padrão neutro.

doji

Shooting Star e Hammer Inverso

Este padrão, se for encontrado no final de uma tendência de subida, pode significar que o preço está prestes a inverter.

Também pode ser encontrado no final de um ciclo de descida indicando possibilidade de inversão, e chamado de Hammer Inverso, mas neste caso não é tão habitual.

 shooting-star

Hammer e Hanging Man

Este padrão, se for encontrado no final de uma tendência de descida, pode significar que o preço está prestes a inverter.

Também pode ser encontrado no final de um ciclo de subida, indicando possibilidade de inversão, e chamado de Hanging Man, mas neste caso não é tão habitual.

hammer