Guia do Trader

Está a ler isto porque quer ser um trader. Deixo aqui uma lista de tarefas que precisa de seguir antes de mergulhar a fundo nos mercados.

  1. Uma plataforma de trade com simulador
  2. Um estilo de trade
  3. Alguns setups essenciais
  4. Um plano de trade
  5. Uma pequena conta numa corretora

A primeira coisa a fazer quando se investe na bolsa de valores é operar por uns tempos num simulador. Isto irá permitir aprender a colocar ordens e a mover os seus stops enquanto comete todo o tipo de erros típicos de um novo trader como comprar em vez de vender, calcular mal a posição, overtrading, etc. Felizmente existem várias plataformas gratuitas ou de baixo custo para praticar.

Operar num simulador permite acompanhar os movimentos do mercado e ganhar familiaridade com o price action. O mercado é como um diamante complexo que tem de operar por vários anos antes de conseguir conhecer a maioria das suas faces, e mesmo assim, nunca as irá conhecer todas. Uma boa analogia ao trade é a aprendizagem de uma nova língua. Tanto no trade como na nova língua são precisos anos de estudo e prática.

Um estilo de trading é diferente de como vê o mercado. É sobre como colocar as suas ordens de entrada, realizar os seus lucros e colocar os seus stops protetivos. Também é sobre o tempo gráfico que irá usar nos seus trades e se vai ser um trader mais ativo ou menos ativo, como day trader ou swing trader.

Aos setups de trade são discutidos extensivamente neste blog. Basicamente existem três tipos: reversões, continuações e rompimentos Se quiser aprofundar o assunto, o trabalho de Al Brooks é um excelente recurso para obter mais informações sobre price action.

Um plano de trade é muito importante de ter e de seguir. O trade é acima de tudo um desafio mental sobre o qual se trabalha e desenvolve. Assim que tiver resultados consistentes e positivos no simulador, passa para a próxima fase, a operar numa corretora com uma pequena conta em dinheiro real. Começa a aumentar o tamanho da sua conta aos poucos, e a ultrapassar as suas próprias barreiras emocionais inerentes ao facto do seu dinheiro estar em risco.

Iniciar uma conta real com pouco dinheiro e subir aos poucos permite-o manter no jogo enquanto melhora as suas capacidades.

Boa sorte e bons trades!

Deixe um comentário

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.