Identificar e Eliminar os Erros no Trading

No trading, é habitual falar-se da importância de manterem-se os registos das negociações como preço de entrada, preço de saída, resultado, etc., mas pouco se fala de um registo dos erros.

Neste artigo apresento os meus erros mais comuns de day trade com A finalidade de fazer uma análise ao longo do tempo, cujo objetivo, espero, seja reduzir ao mínimo ou mesmo eliminar o número de erros de negociação nos mercados.

Esta publicação foi originalmente inspirada no artigo do blogue The 7 Deadly Sins Trading Log do blogue E-Mini-Watch, em que o autor apresenta a citação seguinte logo no inicio do artigo.

“Identificar, acompanhar e reparar os erros de trading mais comuns é a forma mais rápida de ser rentável. Ponto final.”

QQQ 5 min - Entrar Cedo Demias

Erro n.º 1: Entrar cedo demais

Quando a sessão abre é libertada uma adrenalina, em que o trader quer entrar o mais cedo possível com medo de perder a melhor oportunidade do dia.

Isto é conhecido como o fenómeno FOMO do inglês, ou Fear of Missing Out (Medo de Ficar Fora). É importante manter a paciência e aguardar por um sinal de price action com boa probabilidade de sucesso.

QQQ 5 min - Rompimento da MME

Erro n.º 2: Entrar num padrão de momento

A minha estratégia de trading é de reversão. Isto significa que aguardo o preço seguir numa direção, e depois de confirmada a reversão início posição. Isto inclui também a lateralidade, ou o preço estar preso entre um suporte e resistência.

Como atualmente negoceio somente um ou dois mercados, o meu conceito de reversão expandiu para abranger mais tipos de trades, pelo que os padrões de momento são evidentes e saltam logo à vista. No caso de indecisão de qual o tipo de padrão, considero que é de reversão.

QQQ 5 min- Entrar a Meio da Lateralidade

Erro n.º 3: Entrar a meio da lateralidade

Uma lateralidade é confirmada com dois pontos de suporte e dois pontos de resistência, em que o preço se mantém entres estes níveis, exceto num caso de certas barras excepcionalmente longas que muitas vezes funcionam como lateralidade, e são consideradas como tal.

Entrar a meio da lateralidade é quase sempre uma causa perdida, pois o preço anda entre dois extremos e o stop é muitas vezes ativado.

QQQ 5 min - Tentar Apanhar o Fundo

Erro n.º 4: Apanhar um topo ou fundo

Embora a minha estratégia seja de contra tendência, em que existe sempre o risco do preço continuar na direção anterior sem reverter, terão de existir sinais evidentes que aumentem a probabilidade de sucesso de que a tendência está a mudar de direção.

Sem uma confirmação com vários sinais confluentes, estou a tentar apanhar um topo ou fundo, o que é uma tática perdedora.

QQQ 5 min - Negociar Depois do Limite de Perda Diário

Erro n.º 5: Continuar a negociar depois do limite diário de perda

Este ponto permite evitar os excessos no trading como negociações a mais e tentar recuperar o dinheiro perdido inicialmente na sessão. Negociar com perdas tolda o raciocínio lógico, e é mau para a conta de trading.

Quando atinjo o meu limite diário de perda, fecho simplesmente os gráficos e dedico o tempo a outras atividades de trading como a pesquisa e educação.

Conclusão

O trading é uma atividade muito competitiva, não perdoando aqueles que cometem os mesmos erros evitáveis de forma continua. A vantagem do trader está quase sempre nas pequenas coisas, melhorando um pouco aqui, um pouco ali. O primeiro passo passar por saber quais os principais erros de negociação, o segundo passo é registar e acompanhar os mesmos, e o terceiro e último passo é reduzir e eliminá-los.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.