Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
Os melhores trades estão geralmente relacionados com os padrões do dia anterior, devendo procurar primeiro por rompimentos falhados, rompimentos com retrações, tendências a partir da abertura e as suas primeiras retrações, e depois outros padrões comuns de price action.
Embora possa se pensar que os padrões são diferentes na primeira hora, a realidade é que do ponto de vista do price action as configurações são as mesmas que em qualquer outra altura do dia e tempo gráfico. A diferença está na volatilidade que é geralmente maior, e portanto os padrões acontecem mais depressa, e com as reversões inesperadamente abruptas.
É comum as reversões parecerem fracas com duas ou três barras doji antes da tendência romper, devendo considerar que isto é comum e confiar na sua leitura.
Se as barras são maiores, para manter o mesmo risco, o trader precisa de negociar menos contratos. Como o mercado se está a mover rapidamente, reduza as suas ordens para metade ou dois terços como regra aproximada, em vez de perder tempo a calcular a posição e perder o trade.
Existe frequentemente uma grande bandeira que desenvolveu nas últimas horas do dia anterior com um rompimento na abertura da sessão atual, ou mercado apresenta uma lacuna bem para além da bandeira. Em qualquer dos casos, procure reversões e continuações.
A máxima ou mínima do dia ocorre na primeira hora na maioria dos dias, pelo que é crítico manter parte da posição swing em cada trade que possa ser uma máxima ou mínima maior, usando um stop breakeven para permitir colher os lucros que advém da abertura.
As primeiras uma a duas horas do dia são frequentemente ricas em trades fiáveis. Na maioria dos dias, existem uma ou mais reversões negociáveis, geralmente com várias oportunidades de reentrada para um scalp lucro. Ocasionalmente, iniciará uma tendência a partir da primeira ou segunda barras que correrá por uma hora ou mais sem uma retração. No entanto, os traders deverão procurar por uma reversão cerca da primeira hora porque são a regra é não a exceção, que geralmente conduzem a uma tendência longa.
Quando o mercado abre em alta com uma lacuna, às instituições quererão ver como o mesmo responderá assim que desça até um preço chave, como a MME ou uma máxima ou mínima swing anterior, ou a mínima do dia anterior. Se o mercado acalmar e começar a reverter no preço chave, liquidarão as suas curtas e começarão a comprar agressivamente.
Se as instituições acreditam que a mínima do dia já ocorreu, continuarão a comprar no rali do mercado, entrando agressivamente cada retração. As razões das instituições são irrelevantes, o que importa é o price action.
As reversões geralmente acontecem segundos depois de ser revelada uma notícia, mas um trader independente é provavelmente incapaz de entender como o mercado responderá às notícias. A melhor forma de saber a reação do mercado às notícias é simplesmente observar o price action e colocar as suas ordens à medida que este desenvolve. Muitas vezes, a barra antes da notícia é uma boa configuração que é ativada na notícia. Coloque a sua ordem e stop, e depois confie na sua leitura.
As reversões na abertura acontecem muito rápido, e fazem com que seja muito difícil entender os fundamentos.
Embora o gráfico de 5 minutos seja mais fácil de ler e mais fiável, o gráfico de 3 minutos opera bem, particularmente na primeira hora. Contudo, é mais disposto a perdas, e se gosta de uma maior percentagem de sucesso não querendo a emoção negativa da perda, deverá manter a negociação no gráfico de 5 minutos e trabalhar em aumentar a sua posição.
Como trader, é melhor manter a sua análise simples, especialmente na primeira hora quando o mercado está a andar rápido. A maioria das aberturas são relacionadas com o price action de cerca da última hora do dia anterior, e toma a forma de um rompimento, um rompimento falhado, um rompimento com retração, ou uma tendência a partir da abertura, e estes podem mover-se muito rápido.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.