Introdução à Primeira Hora no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Os melhores trades são inicialmente relacionados com os padrões do dia anterior, precisando primeiro de procurar rompimentos falhados, rompimentos com retrações, tendências a partir da abertura e as suas primeiras retrações, e depois padrões comuns de price action.

Embora possa haver uma tendência para pensar que os padrões são diferentes na primeira hora, a realidade é que do ponto de vista do price action não são. As configurações são as mesmas que em qualquer outra altura do dia e tempo gráfico. O que é diferente é a volatilidade que é geralmente maior, e portanto os padrões acontecem mais depressa, e as reversões inesperadamente abruptas.

É comum as reversões parecerem fracas e ter duas ou três barras doji antes da tendência romper, devendo considerar que isto é comum e confiar na sua leitura.

Se as barras são maiores, para manter o mesmo risco, o trader precisa de negociar menos contratos. Como o mercado está a mover rápido corte rapidamente as suas ordens metades ou dois terços. É mais importante ler corretamente o gráfico e colocar as suas ordens.

Outra diferença da abertura é que muitos trades são baseados no price action do dia anterior. Existirá frequentemente uma grande bandeira que desenvolveu nas últimas horas do dia anterior ocorrendo depois um rompimento na abertura de hoje, ou mercado apresenta uma lacuna bem para além da bandeira. Em qualquer dos casos, procure reversões e continuações.

Ainda outra diferença é que a máxima ou mínima do dia ocorre na primeira hora na maioria dos dias, pelo que é crítico manter parte da posição swing em cada trade que pode ser uma maxima ou mínima maior, e use um stop breakeven para permitir colher os lucros que advém da abertura.

A primeira ou duas horas do dia é frequentemente rica em trades fiáveis. Na maioria dos dias, existem uma ou mais reversões negociáveis, geralmente com várias oportunidades de reentrado de fazer scalp com um lucro. Ocasionalmente, desenvolverá uma tendência a partir da primeira ou segunda barras que correrá por uma hora ou mais sem sem uma retração, mas os traders poderão procurar por uma reversão cerca da primeira hora porque são a regra é não a exceção, que commumente conduzem a uma tendência longa.

Quando o mercado abre em alta com uma lacuna, às instituições quererão ver como o mesmo responderá assim que desça até um preço chave, como a MME ou uma máxima ou mínima swing anterior, ou a mínima do dia anterior. Se o mercado começar a acalmar e começar a reverter do preço chave, liquidarão as suas curtas e começarão a comprar agressivamente.

Se as instituições acreditam que a mínima do dia já ocorreu, continuarão a comprar no rali do mercado, comprando agressivamente cada retração. As razões das instituições são irrelevantes, o que importa é o price action.

As reversões geralmente acontecem segundos depois de ser revelada uma notícia, mas um trader individual é provavelmente incapaz de entender como o mercado responderá às notícias. A melhor forma de saber como o mercado responderá é simplesmente observar o price action e colocar as suas ordens à medida que este desenvolve. Muitas vezes, a barra antes da notícia é uma grande configuração que é ativada na notícia. Coloque a sua ordem e stop, e depois confie na sua leitura.

Reversões na abertura acontecem muito rápido, e fazem com que seja muito difícil entender os fundamentos.

Embora o gráfico de 5 minutos seja mais fácil de ler e mais fiável, o gráfico de 3 minutos negoceia bem, particularmente na primeira hora. Contudo, é mais disposta a perdas, e se gosta de uma maior percentagem de sucesso não querendo a emoção negativa da perda, deverá manter a negociação no gráfico de 5 minutos e trabalhar em aumentar a sua posição.

Como trader é melhor manter a sua análise simples, especialmente na primeira hora quando o mercado está a andar rápido. A maioria das aberturas são relacionadas com o price action de cerca da última hora do dia anterior, e toma a forma de um rompeimento, um rompimento falhado, um rompimento com retração, ou uma tendência a partir da abertura, e estes podem mover-se muito rápido.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.