Introdução ao Day Trading com Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Iniciar com a seleção do mercado e tempo gráfico

A primeira consideração que um day trader deverá ter é a seleção do mercado e o tempo gráfico. É melhor operar ações ou mercados populares com as instituições para reduzir as hipóteses de manipulação por um especialista ou criador de mercado, e com uma derrapagem mínima nas operações.

Tempos gráficos menores podem causar mais erros

Em tempos gráficos menores como o gráfico de 1 minuto é possível fazer mais trades com um risco menor. Contudo, poderá não conseguir ler os gráficos rapidamente para conseguir colocar as ordens de Trade sem um número aceitável de erros. Existe, portanto, um ponto de equilíbrio baseado na sua personalidade e capacidades na seleção do melhor tempo gráfico.

O gráfico de 5 minutos é muito popular entre day traders. O gráfico de 3 minutos possibilita um maior número de trades com stops mais pequenos do que o gráfico de 5 minutos. No entanto, o gráfico de 5 minutos pode ter uma menor taxa de sucesso.

Por exemplo, se acompanha o gráfico de 5 minutos e considera que perde os melhores trades da sessão, deverá considerar mudar para um tempo gráfico maior como o gráfico de 15 minutos.

Focar nos melhores trades da sessão

Um trader no início deverá focar-se apenas nos melhores dois a cinco trades por dia, que são geralmente segundas entradas na forma de reversão em novos swings de máxima ou mínima em dias de não tendência (lateralidade), e retrações em dias de tendência.

Logo que tenha consistência, o próximo passo será aumentar o tamanho da posição em vez de adicionar entradas de baixa probabilidade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.