Introdução ao Day Trading com Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


A primeira consideração no day trading é a seleção do mercado e do tipo de gráfico. É melhor operar ações que são populares com as instituições porque quer reduzir as hipóteses de manipulação por um especialista ou criador de mercado, com uma derrapagem mínima.

Existem vários trades com boa probabilidade de sucesso numa sessão com uma carteira de 5 a 10 ações, pelo que não tem de recorrer a ações com pouco volume que possam acarretar riscos adicionais.

Quanto mais barras, mais trades irá fazer, e o risco por trade será menor. Contudo, poderá não conseguir ler os gráficos rápido o suficiente, e não conseguir ter tempo para colocar as suas ordens sem um aceitável nível de erros. Existe um ponto de equilíbrio que tem de determinar baseado na sua personalidade e capacidade de trading.

A maioria dos traders bem-sucedidos conseguem operar um gráfico de 5 minutos. Ler um gráfico de 3 minutos é bastante similar e possibilita mais trades com stops mais pequenos, mas no geral tem uma menor taxa de sucesso.

Se perde vários trades durante a sessão, especialmente os trades mais lucrativos, deverá considerar mudar para um tempo gráfico maior, como o gráfico de 15 minutos.

Os traders estão sempre a pensar qual a melhor forma de maximizar a sua rentabilidade, sendo que as duas considerações mais importantes são: i) a seleção do setups e ii) o tamanho da posição.

Um trader deverá focar-se apenas em iniciar posição nas melhores duas a cinco entradas do dia, que são geralmente segundas entradas na forma de reversão em novos swings de máxima ou mínima em dias de não tendência (de lateralidade com talvez 80% dos dias), e retrações em dias de tendência.

Logo que o trader seja consistentemente, o próximo passo é aumentar o tamanho da posição em vez de adicionar entradas de baixa probabilidade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.