Introdução ao Gráfico Diário no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Embora o gráfico diário, semanal e mensal possam gerar sinais intra diários, estes sinais ocorrem com pouca frequência que se tornam uma distração para o day trader, devendo ser ignorados. Os sinais mais comuns são aqueles baseados na máxima e mínima do dia anterior, podendo observá-los no gráfico de 5 minutos.

Como as barras de sinal nos gráficos de horizonte temporal maior são muito grandes, devem ser negociados menores contratos para conseguir o mesmo risco no day trade. Adicionalmente, o risco de uma posição aberta durante a noite, pode significar que deverá reduzir os contratos ainda mais ou negociar estratégias de opções que têm um risco definido.

Um day trader deve apenas negociar estes gráficos se não o distrair, porque é fácil perder alguns day trades enquanto procura um trade baseado no gráfico diário, sendo que estas perdas podem ultrapassar mais do que os ganhos com o gráfico diário.

O price action das ações das maiores empresas do mundo comportam-se de uma forma mais ou menos previsível do que as ações das empresas mais pequena. O risco de um maior e adverso movimento nas ações das maiores empresas de um dia para o outro também é menor.

Quando negoceia Contra Tendência, o objetivo deverá ser obter um scalp de 1 a 2 por cento, uma vez que a maioria dos trades de Contra Tendência resultam em retrações que se tornam a Favor da Tendência. As lacunas complicam a entrada, e no geral, o risco é menor se o mercado abrir dentro da variação do dia anterior e depois negociar através de uma entrada stop um ponto acima da variação.

Se não poder observar uma ação durante a sessão, e existir uma lacuna na abertura, é melhor passar o trade. No entanto, se puder observar uma ação, aguarde por uma retração na lacuna, e depois entre no rompimento falhado da lacuna, à medida que o mercado se afasta da variação do dia anterior. O stop deverá ser colocado abaixo da mínima do dia.

Se a entrada falhar e o stop for atingido, procure outro lugar ou tente mais uma vez se houver uma segunda configuração. Não perca muito tempo com uma ação que não está a fazer o que pretende, porque provavelmente vai perder dinheiro. Existe uma tendência natural para tentar reaver o dinheiro perdido na mesma ação, sendo isto é um sinal de fraqueza emocional.

As retrações no gráfico diário raramente têm padrões clássicos de reversão, deixando os traders com mais incerteza do que a negociar gráficos de 5 minutos. Incerteza significa risco, e quando existe maior risco, as posições precisam de ser menores, e um trader deverá tomar uma posição parcial e ir adicionando à medida que o price action se desenvolve.

Numa retração de um touro, poderão ser adicionadas posições a um preço menor se o mercado cair mais um pouco se os ursos ainda não demonstrara que estão no controlo. As adições também ser feitas a um preço maior, depois do preço retomar em alta, e uma pequena retração formar uma Mínima Alta, acima da sua entrada original.

Quando faz uma pesquisa nos gráficos diários ao final do dia, encontrará frequentemente configurações a considerar para o dia seguinte. Logo que o sinal da configuração seja ativado, existirá normalmente uma tendência intradiária proporcionando várias entradas a Favor da Tendência no gráfico de 5 minutos. Se a ação não for uma das que normalmente negoceia intra diariamente, mas o seu volume for de 5 milhões de ações ou mais, vale a pena considerar adicionar à sua carteira de ações de day trade por um ou dois dias.

Sempre que um trade possa ser uma reversão maior, é imperativo fazer parte swing com um stop breakeven depois de um scalp da sua posição.

O Price Action é o resultado cumulativo de um grande número de traders atuando independentemente por inúmeras razões de modo a fazerem o máximo de dinheiro que conseguirem. Por causa disto, a pegada coletiva de todos os traders permaneçe intacta providenciando uma ferramenta fiável para fazer dinheiro àqueles que a conseguem ler.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Subscreva a Newsletter de PRICEACTION.PT!

Siga e acompanhe a nossa estratégia de investimento. Independência financeira através da disciplina do trade.