Introdução ao Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo da introdução ao price action do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Mercado em tendência ou não?

Para um trader, a questão fundamental que se confronta repetidamente durante o dia, é a decisão se o mercado está em tendência ou não. Se está em tendência, o tarder assume que irá continuar, e procura entrar na direção da tendência. Se não está em tendência, irá procurar entrar na direção oposta do movimento mais recente.

A utilidade do Price Action

A maior utilidade do Price Action é observar o que acontece depois do mercado romper as barras ou linha de tendência anteriores.

Por exemplo, se o mercado subir acima de uma máxima anterior significativa, e cada subsequente barra formar uma mínima acima da mínima da barra anterior e uma máxima acima da máxima da barra anterior, então o Price Action indica que o mercado irá provavelmente subir na barra seguinte, mesmo que retraia algumas barras no curto prazo.

Por outro lado, se o mercado rompe em alta, e a próxima barra for uma pequena barra interna (a sua máxima não é mais alta que a barra maior de rompimento), e depois a barra seguinte tem uma mínima que é mais baixa que a barra interna, então as probabilidades de um falso rompimento e de uma reversão aumentam consideravelmente.

Traders encurralados

Os traders perspicazes beneficiam de traders encurralados. Se souber que os stops protetivos destes últimos estão localizados um ponto abaixo de uma barra que resultará em perdas para os traders que acabaram de comprar, então pode iniciar posição curta com uma ordem stop no mesmo preço para lucrar com os traders encurralados que são obrigados a sair.

Negociar contra tendência

Quando negociar contra tendência contra uma tendência forte, é imperativo aguardar que a barra de sinal encerre antes de colocar uma ordem, e depois entrar um ponto numa ordem stop na direção da negociação.

A melhor forma de aprender Price Action

Qual é a melhor forma de aprender a ler Price Action? Imprimindo gráficos e observar todas negociações lucrativas.

Retrações e Extensões de Fibonacci

As Retrações e Extensões de Fibonacci pertencem ao Price Action, mas como grande parte das ferramentas são apenas aproximações e falham, pelo que não devem ser usadas no trading. Se alguma retração ou extensão for útil, está associada a um padrão gráfico que é fiável e negociável por si só, independentemente das medições de Fibonacci ou qualquer outro indicador.

Teoria das Ondas de Elliott

A Teoria das Ondas de Elliott é também um tipo de análise de Price Action, mas para a maioria dos traders não é útil. As ondas não são geralmente claras até muitas barras depois do ponto de entrada ideal, e com tantas interpretações opostas num instante, requer muito pensamento e incerteza para a maioria dos day traders.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.