Introdução às Falhas e Reversões Menores no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Todos os padrões falham

Todos os padrões falham e os traders devem aceitar isto como uma ocorrência normal, que por vezes oferece outras oportunidades. Também, a falha pode falhar, resultando numa retoma da tendência original. Uma falha é qualquer operação que não atinge o seu objetivo, resultando num pequeno lucro, ou mais comum, uma perda.

A falha é medida em função do objetivo do trader

Para um scalper, o objetivo é um lucro scalp. No entanto, se o trader estiver a contar com mais pontos e o mercado falhar em atingir a sua expectativa, mesmo que proporcione um lucro scalp, continua a ser uma falha. As falhas são frequentemente bons setups para trades na direção oposta, uma vez que os traders encurralados são forçados a sair hesitando reentrar na mesma direção, fazendo com que o mercado fique de um lado. Adicionalmente, à medida que os traders encurralados saem do mercado em perda, levam o mercado ainda mais longe na direção oposta.

Reversão menor

Embora uma reversão menor possa ser uma reversão numa lateralidade que seja apenas boa para um scalp, por vezes torna-se ou é uma parte de uma reversão de tendência maior.

A reversão menor e mais fiável é no fim de uma retração numa tendência forte, especialmente perto da MME, porque está a entrar na direção da tendência maior e é razoável esperar pelo menos um teste do extremo anterior da tendência. Qualquer padrão de reversão, incluindo padrões de reversão maior, podem falhar resultando numa retoma da tendência.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.