Introdução às Falhas e Reversões Menores no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Todos os padrões falham

Todos os padrões falham e os traders devem aceitar isto como uma ocorrência normal, que por vezes oferece outras oportunidades. Também, a falha pode falhar, resultando numa retoma da tendência original. Uma falha é qualquer operação que não atinge o seu objetivo, resultando num pequeno lucro, ou mais comum, uma perda.

A falha é medida em função do objetivo do trader

Para um scalper, o objetivo é um lucro scalp. No entanto, se o trader estiver a contar com mais pontos e o mercado falhar em atingir a sua expectativa, mesmo que proporcione um lucro scalp, continua a ser uma falha. As falhas são frequentemente bons setups para trades na direção oposta, uma vez que os traders encurralados são forçados a sair hesitando reentrar na mesma direção, fazendo com que o mercado fique de um lado. Adicionalmente, à medida que os traders encurralados saem do mercado em perda, levam o mercado ainda mais longe na direção oposta.

Reversão menor

Embora uma reversão menor possa ser uma reversão numa lateralidade que seja apenas boa para um scalp, por vezes torna-se ou é uma parte de uma reversão de tendência maior.

A reversão menor e mais fiável é no fim de uma retração numa tendência forte, especialmente perto da MME, porque está a entrar na direção da tendência maior e é razoável esperar pelo menos um teste do extremo anterior da tendência. Qualquer padrão de reversão, incluindo padrões de reversão maior, podem falhar resultando numa retoma da tendência.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.