Introdução às Lateralidades no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - lateralidades no Price Action

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O preço está em equilíbrio

Se o gráfico é composto por swings de alta e swings de baixa ao longo de todo o ecrã, então nem os touros nem os ursos são dominantes, estando a alternar o controlo sobre o mercado. Cada swing é uma pequena tendência que pode ser potencialmente negociada, especialmente num tempo gráfico menor.

Lateralidade estreita

Se o price action de lateralidade dura cerca de 5 a 20 barras, então o trader precisa de estar especialmente atento porque tanto touros e ursos estão num equilíbrio apertado. Negociar rompimentos nesta situação pode sair caro já que cada breve impulso de subida é vendido agressivamente pelos ursos, e os novos touros são rápidos a sair. Isto resulta numa sombra no topo da barra. Da mesma forma, cada breve impulso de descida é rapidamente revertido, criando uma sombra inferior na barra. Existe contudo, formas de negociar este tipo de mercado com sucesso.

Lateralidades como padrões de continuidade

No geral, todas as lateralidades são padrões de continuidade, significando que umas vezes mais que outras rompem na direção da tendência que precede. As lateralidades também gostam de romper longe da MME, Se estão abaixo da MME, geralmente rompem para baixo, e se estão acima da MME, tendem a romper para cima.

Isto é especialmente verdade com a lateralidade está junta à MME. Se está longe da MME, poderá estar a ser preparado um teste de regresso à MME.

A lateralidade configura uma reversão

Se um swing touro para numa lateralidade, as probabilidades favorecem um rompimento de alta. Contudo, podem existir vários rompimentos falhados no topo e no fundo antes do rompimento final, sendo que muitas vezes o mercado rompe de contra tendência.

Também, quando mais tempo uma lateralidade continuar, maior a possibilidade de que se irá tornar uma reversão (acumulação numa lateralidade urso, distribuição numa lateralidade touro). Por causa destas incertezas, os traders precisam de estar atentos e observar configurações de price action e o risco. Lateralidades no gráfico de 5 minutos que duram horas com swings grandes e difíceis de ler podem ser lateralidades pequenas, claras e fáceis de ler no gráfico de 15 ou 60 minutos, pelo que por vezes é útil observar tempos gráficos maiores

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.