Janelas e Gatilhos

Última Atualização a 01/06/2020

grafico-diario-intel-janelas-e-gatilhos

Quando o price action entra numa janela  num gráfico diário, uma zona sem suporte ou resistência, existe um potencial de rompimento, e o preço pode ir até ao topo ou ao fundo da janela.

Os melhores gráficos diários têm grandes janelas, com gatilhos no topo e fundo de cada janela. O espaço que cria uma janelas pode ser um corpo longo ou um gap.

As janelas e gatilhos são mais significativos, se o título a ser negociado tiver um maior volume relativo, devido a um catalisador como uma apresentação de resultados ou uma notícia extraordinária.

Qual a diferença entre um gatilho e uma janela?

Tecnicamente, um gatilho é um potencial nível de suporte/resistência, mas a diferença entre chamá-lo de gatilho ou suporte/resistência é baseado na distância até ao próximo nível de suporte/resistência, ou seja, o tamanho da janela.

Um nível de resistência, com uma janela grande sem linhas de resistência perto acima, é chamado de gatilho. O inverso sucede para um nível de suporte. Uma janela num gráfico de preços, tem de ser significativa para ter um bom potencial de lucro e justificar a entrada numa posição.

Por exemplo, se uma ação tem uma volatilidade média medida pelo Average True Range (ATR) com o valor de $1.50, significa que em termos gerais move-se $1.50 em média por dia.

Se verificar que existe uma janela sem suporte/resistência com uma distância de $2.00, então considero isto como um sinal de entrada. Se por outro lado, verificar que existe uma janela sem suporte/resistência como uma distância de apenas $0.20 ou $0.40, então aguardo por uma melhor oportunidade.